Início > Programa de estagios possibilita experiencia estudantes de graduacao e de pos graduacao da area de
Data de Publicação 18/10/2021 - 10:41 Atualizado em 18/10/2021 - 10:42 983 visualizações

Programa de estágios possibilita experiência a estudantes de graduação e de pós-graduação da área de Libras

A seleção foi destinada a acadêmicos externos à Unipampa
Por Franceli Couto Jorge

Com o objetivo de ofertar vagas de estágio obrigatório para estudantes matriculados, preferencialmente, no curso de Letras – Língua Brasileira de Sinais (Libras), a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou, recentemente, processo seletivo para estudantes externos à Instituição. A iniciativa, além de possibilitar experiência aos discentes de Letras – Libras, promove a inclusão dos acadêmicos e professores surdos da Unipampa por meio da tradução e interpretação de Libras feita pelos estagiários nos componentes curriculares da graduação e pós-graduação.

Foram selecionadas quatro estagiárias – discentes de graduação e pós-graduação da Faculdade Dourado Stieler (Grupo Uníntese), da Universidade Santo Amaro (Unisa) e da Faculdade Unina: Luciana Moraes Soares, Rejane Peres dos Santos, Sabha Mustafa Atieh e Vanessa Ribeiro Moura. Conforme a supervisora de estágio e tradutora e intérprete de Libras na Unipampa, Bruna Todeschini, as estagiárias têm a oportunidade de terem contato com surdos adultos e fluentes em Libras, o que muitas vezes não acontece em estágios na educação básica. Bruna também destaca a oportunidade das acadêmicas atuarem em conjunto com tradutores e intérpretes de Libras fluentes e experientes.

Luciana Soares, que cursa a especialização em Tradução e Interpretação de Libras, conta que as atividades práticas iniciaram em 10 de setembro deste ano. A estagiária atua com a professora de Libras do Campus Dom Pedrito, Paula Cavalheiro, em momentos distintos: o primeiro refere-se às aulas de Libras e o segundo é o acompanhamento da docente nas aulas e trabalhos do Mestrado em Ensino. “Está sendo uma rica experiência, os colegas experientes têm possibilitado um amplo espaço de aprendizagem”, afirma. A estagiária também destaca a importância do estágio em uma instituição de ensino superior: “considerando que a minha formação será justamente para atuação no ensino superior, é imprescindível a prática e o contato com o ambiente. Acredito que somente com a realização do estágio estaremos aptos para a inserção no mercado de trabalho”, enfatiza.

Para Rejane dos Santos, que cursa o segundo semestre de Letras-Libras, o estágio tem sido uma experiência positiva. A acadêmica conta que já atuou em aula de Libras, fazendo a tradução e interpretação do conteúdo ministrado por professor surdo para os estudantes ouvintes. “Fazer a interpretação direta foi muito legal. Para mim, foi uma experiência nova. Pude aplicar umas técnicas do  curso de Tradução e Interpretação que faço concomitantemente com a graduação. Aprendi muito nesse dia”, relata a estagiária. Rejane também já atuou em rodas de conversa com turma de mestrado, permitindo a inserção de uma aluna surda que estava com dificuldades em participar. “Fico muito feliz de contribuir para que a discente surda possa participar nessas conversas. Atuo  sempre supervisionada por um intérprete da Unipampa. Eles têm sido muito solícitos e temos feito boas parcerias”, afirma. A estudante também conta que o estágio no ensino superior é bastante diferente dos outros níveis de ensino, em função do glossário. “Estou aprendendo muito. Abre-se mais um campo de trabalho para mim. Antes nem pensava em atuar em uma faculdade, agora, já penso”, revela.