Início > Programa de extensao da unipampa entrega cerca de dois mil exemplares de documentos historicos
Data de Publicação 26/11/2019 - 12:21 Atualizado em 26/11/2019 - 12:31 1046 visualizações

Programa de extensão da Unipampa entrega cerca de dois mil exemplares de documentos históricos digitalizados em Jaguarão

Na noite de segunda-feira, 25, ocorreu, em Jaguarão, a solenidade de entrega ao Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão dos documentos digitalizados de seu acervo. A ação faz parte do programa de extensão Catalogação e Digitalização de Documentação Histórica do Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Na oportunidade, foi realizada uma apresentação do histórico do programa de extensão, iniciado em 2012, para os membros do Instituto, bem como, sobre o processo de catalogação e digitalização da documentação histórica, a qual foi disponibilizada em arquivos armazenados no computador da instituição.

O objetivo do programa de extensão Catalogação e Digitalização de Documentação Histórica é preservar as fontes documentais de instituições da sociedade civil na área de abrangência da Unipampa. O projeto iniciou pelo Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão, com a digitalização das atas da Câmara de Vereadores de 1845 a 1889; das atas do Conselho Municipal de 1897 a 1919; de jornais que circularam na cidade entre 1855 a 1980, totalizando 1946 exemplares e 76 títulos de periódicos.

Participaram da cerimônia o presidente do Instituo, Vagner Pacheco, os confrades, a direção do Campus Jaguarão, representada pelo professor Alan Dutra de Melo, a produtora cultural, Simone Prior, os coordenadores do programa de extensão, o historiador Alexandre dos Santos Villas Bôas e a bibliotecária Tatiane Marques de Oliveira, e a bibliotecária integrante do programa Cristiane Teixeira.

Unipampa entrega documentos digitalizados ao Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão - Foto: Divulgação

*Com informações de Simone Prior