Início > Programa de residencia pedagogica realiza encontro de encerramento das atividades
Data de Publicação 16/05/2024 - 17:39 Atualizado em 16/05/2024 - 17:42 201 visualizações

Programa de Residência Pedagógica realiza encontro de encerramento das atividades

Por Sofia Viero Sorgetzt

Ocorreu no dia 26 de abril o encontro online de encerramento das atividades do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Iniciado em outubro de 2022, o PRP teve como finalidade fomentar a interação entre universidade e escola com a imersão dos estudantes de licenciaturas nas escolas públicas.

O PRP abrangeu 17 cursos de licenciatura que formaram 14 núcleos, além de 210 estudantes de graduação residentes, 35 professores da educação básica que atuaram como preceptores e 15 docentes do ensino superior no papel de orientadores. No encontro online, os núcleos relataram as experiências, além de  reconhecer e enfatizar o potencial do PRP na formação inicial de professores. 

Os preceptores apontaram a relevância das interações entre universidade e escola, assim como da sua contribuição na formação inicial de professores, por meio da orientação e acompanhamento dos estudantes das licenciaturas. Os residentes evidenciaram a imersão, vivências e responsabilidades oportunizadas no PRP. Os docentes orientadores apontaram a importância do Programa na articulação entre teoria e prática, além de possibilitar experiências didático-pedagógicas que permitem ampliar a produção de conhecimento situado, isto é, sobre os casos e situações de ensino-aprendizagem vivenciados pelos estudantes.  

A coordenação institucional agradeceu a todos os participantes, à gestão superior da Unipampa, representada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), assim como às Secretarias Municipais e Coordenadorias Regionais de Educação por possibilitarem implementar o projeto institucional do PRP na Unipampa.

    • Captura de tela do encontro online de encerramento do Programa de Residência Pedagógica da Unipampa.
      Encontro online marcou o encerramento do Programa de Residência Pedagógica da Unipampa.