Início > Projeto aprendendo pediatria line lanca canal no youtube
Data de Publicação 14/05/2020 - 15:35 Atualizado em 14/05/2020 - 16:11 1196 visualizações

Projeto Aprendendo Pediatria On-line lança canal no YouTube

Por Franceli Couto Jorge

A partir do grande número de interessados em assistir às palestras do projeto Aprendendo Pediatria On-line, do curso de Medicina da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), os organizadores decidiram criar um canal no YouTube para disponibilizar o material gratuitamente. A iniciativa é da professora do Campus Uruguaiana, Fernanda Ferreira Fagundes, com a colaboração de discentes do curso de Medicina. Os vídeos abordam tópicos importantes da pediatria, do nascimento à adolescência.

Conforme a docente, Fernanda Fagundes, o projeto recebeu mais de 300 inscrições de estudantes, profissionais e gestores de serviços de todas as regiões do Brasil. Mesmo após o período de inscrições, o projeto continuou recebendo solicitações de pessoas interessadas em participar, no entanto, devido à capacidade da plataforma utilizada durante as transmissões e ao controle de qualidade das atividades, os organizadores decidiram, inicialmente, não receber novas inscrições, pois o projeto emitirá certificação e, por isso, é necessário o acompanhamento das ações.

Apesar disso, o grupo buscou alternativas para contemplar tantas solicitações e, assim, surgiu o canal no YouTube Pediatria On-line, onde as aulas do projeto, que ocorrem às quartas-feiras, às 20h, serão disponibilizadas todas às quintas-feiras. “Assim, quem ama a pediatria não perde nada e pode seguir acompanhando nosso projeto e se atualizando nos temas importantes para a prática médica, para os concursos públicos e de residência na área”, afirma Fagundes. Além disso, os inscritos no canal também podem tirar dúvidas por meio de endereço eletrônico pedonlineunipampa@gmail.com.

A estudante de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda (Unifoa), no Rio de Janeiro, Luiza Moraes Dias Pereira, que está acompanhando as atividades do projeto, afirma que está gostando da iniciativa. “As aulas são excelentes e está sendo ótimo rever alguns conteúdos já vistos na faculdade. Ela [a professora] abrange os pontos mais importantes e tenta simplificar bastante a maioria dos assuntos”, conta a acadêmica. Pereira destaca a necessidade da atualização nas diversas áreas da Medicina. “Assim que nos formarmos, vamos atender como clínicos e precisaremos desses conteúdos, mesmo os que não vão se especializar em pediatria”, enfatiza.

A docente responsável pelo projeto ressalta: “em meio a um momento de distanciamento social como o que vivemos, possibilitar oportunidades de aprendizado para os mais diversos segmentos do meio acadêmico é uma importante forma de contribuir e retribuir todo o conhecimento que nos foi possibilitado aprender”. Fagundes também acredita que é importante para o público externo à Unipampa ter informações de livre acesso para a atualização da prática profissional. “Nossas aulas todas possuem referências de literatura médica importantes como a própria Sociedade Brasileira de Pediatria e materiais do Ministério da Saúde. Nosso objetivo é levar conhecimento e incentivar o prazer de estudar um assunto tão belo como a pediatria”, explica.

Se você é estudante ou profissional da área de Medicina ou conhece alguém que possa se interessar pela iniciativa, acesse e divulgue o canal do Projeto Aprendendo Pediatria On-line: dos nascimento à adolescência.

Notícia relacionada:

Projeto do curso de Medicina realiza palestras on-line sobre pediatria

Conheça o canal no YouTube Pediatria On-line - Divulgação