Início > Projeto da unipampa e aprovado com nota maxima para realizar 21a semana nacional de ciencia e
Data de Publicação 27/09/2024 - 19:52 Atualizado em 27/09/2024 - 20:04 208 visualizações

Projeto da Unipampa é aprovado com nota máxima para realizar a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Proposta do Campus Bagé recebeu verba em edital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Por Ana Carolina de Moura Conceição

Com a coordenação da professora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Bagé, Cristine Schwanke, o projeto "Biomas Brasileiros: um caminho para sustentabilidade" foi um dos destaques no Rio Grande do Sul da Chamada nº 08/2024, promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A proposta foi contemplada no âmbito da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), linha destinada a eventos de abrangência intermunicipal, e obteve nota máxima em todos os critérios avaliados, além de conquistar o máximo de recursos destinados para esta categoria: R$50 mil. O tema da 21ª SNCT 2024 é “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.

Com nota máxima alcançada no estado, o projeto evidencia sua relevância e qualidade na promoção da ciência e da sustentabilidade. A professora Cristine Schwanke destaca a importância da iniciativa: "Apesar de ter elaborado o projeto, esse resultado só foi alcançado com o suporte dos colegas do Campus Bagé da Unipampa e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) de Santana do Livramento, que fazem parte da equipe", explica. Para a professora, o trabalho em equipe e a cooperação entre instituições são indispensáveis para alcançar o resultado obtido.

O projeto, que busca promover o conhecimento sobre os biomas brasileiros e suas relações com a sustentabilidade, é visto como uma importante ferramenta para a conscientização ambiental e o desenvolvimento de práticas sustentáveis. Por meio de eventos intermunicipais, a iniciativa pretende levar ciência e educação a diversas comunidades, fortalecendo a relação entre a pesquisa acadêmica e a sociedade.

Conforme os envolvidos na iniciativa, o apoio financeiro recebido será fundamental para a execução das atividades previstas. A proposta almeja sensibilizar a população sobre a importância da biodiversidade e também fomentar a troca de conhecimentos entre diferentes setores da sociedade, buscando a inovação e contribuindo para um futuro mais sustentável.

 

EVENTO

A 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2024, que ocorre no Campus Bagé, é destinada a estudantes do Ensino Básico, Técnico e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de estar aberta a toda a comunidade. As inscrições são gratuitas. A organização prevê, em parceria com municípios vizinhos, a possibilidade de transporte para grupos de alunos e escolas interessadas até Bagé, além de promover deslocamentos dentro da cidade, garantindo um grande evento de integração e aprendizado.

Do dia 17 a 19 de outubro, serão realizadas diversas atividades tradicionais da Unipampa como parte da programação da SNCT. Ao longo do ano, outras iniciativas serão promovidas, como projetos escolares de Ciência e Tecnologia (C&T), o Bemspampa, visitas técnicas e oficinas com agendamento. As oficinas são: produção de biodiesel, máquinas de fluido, arborização e sustentabilidade, programação de jogos (ocorre no IFSul de Santana do Livramento) e prática de plataformas de prototipagem. Além disso, seminários sobre arborização serão realizados de forma on-line em de 2024.

 

PROGRAMAÇÃO

Em Bagé, o evento terá uma programação diversificada, incluindo palestras, oficinas e Mostra Científica e Tecnológica (MC&T), que apresentará projetos de ensino, pesquisa e extensão focados na biodiversidade e em inovações tecnológicas. A agenda inclui, ainda, a Feira das Profissões e sessões de cinema na praça, com exibições públicas de vídeos, filmes e documentários sobre a biodiversidade dos biomas brasileiros e o projeto das árvores lunares. O público também poderá aproveitar apresentações musicais ao longo do evento.

O grande destaque da abertura da SNCT será o replantio da "Árvore Lunar", símbolo marcante do avanço científico e da exploração espacial. O projeto, liderado pela NASA em parceria com instituições de pesquisa e botânicos, tem como objetivo replantar mudas originárias de sementes levadas à Lua durante a missão Apollo 14, em 1971.

Essa iniciativa, que une ciência, história e preservação ambiental, tem ganhado repercussão global. As chamadas "Moon Trees" estão sendo replantadas em diversas regiões do mundo, reafirmando o legado da exploração espacial e seu impacto no conhecimento humano.