Início > Projeto da unipampa e contemplado em programa de mestrado e doutorado para inovacao do cnpq
Data de Publicação 03/06/2022 - 08:41 Atualizado em 03/06/2022 - 08:41 1061 visualizações

Projeto da Unipampa é contemplado em Programa de Mestrado e Doutorado para Inovação do CNPq

Por Franceli Couto e Micael Olegário

O projeto “Fomento ao empreendedorismo e à inovação na pós-graduação da Unipampa” foi contemplado em Chamada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Com isso, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) receberá duas bolsas na modalidade de Iniciação Tecnológica Industrial (ITI), com duração de 12 meses, e uma para mestrado acadêmico, com duração de 24 meses. Este é o primeiro projeto da Unipampa aprovado em chamadas de Mestrado e Doutorado em Inovação do CNPq.
O Programa de Mestrado e Doutorado para Inovação (MAI/DAI) do CNPq busca fortalecer o desenvolvimento científico e tecnológico, o empreendedorismo e a inovação no País. O objetivo é o desenvolvimento de projetos de pesquisa e tecnologias inovadoras, através do envolvimento de bolsistas de mestrado e doutorado em projetos de interesse de empresas, órgãos de governo e/ou entidades do terceiro setor.

O projeto da Unipampa, que foi contemplado na Chamada do CNPq, é voltado para inovações na irrigação de lavouras de arroz da região. O principal foco é desenvolver um sistema de acionamento robusto para operar nas mais diversas condições climáticas e de qualidade de energia. A iniciativa leva em consideração o fator do Rio Grande do Sul ser um dos maiores produtores de arroz do Brasil, com destaque para a produção na Fronteira Oeste do estado.

A elaboração do projeto foi feita em conjunto pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. O projeto é coordenado pelo professor Guilherme Sebastião da Silva do PPGEE da Universidade. A empresa parceira é a EGD Energia, fundada por egressos do curso de Engenharia Elétrica da Universidade. A empresa é associada à Incubadora de Empresas do PampaTec. Os recursos do edital em torno de R$60 mil serão usados pela EGD Energia para aquisição de equipamentos. 

Dentre os benefícios da iniciativa estão a redução do consumo de energia, a otimização do uso da água sem perda de produtividade, além do aumento da capacidade de operação do sistema de irrigação. Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Fábio Leivas, essa aprovação demonstra os resultados dos investimentos feitos em inovação e empreendedorismo pela Universidade nos últimos anos. Além disso, pode abrir caminho para o desenvolvimento de mais projetos inovadores com impactos na comunidade local. “Isto demonstra a aproximação da Unipampa com a sociedade e a busca dos nossos pesquisadores em resolver problemas que contribuam para o desenvolvimento regional”, destaca Leivas.

Com informações de Fábio Leivas e Alessandro Girardi