Início > Projeto do curso de medicina realiza palestras line sobre pediatria
Data de Publicação 07/05/2020 - 10:29 Atualizado em 07/05/2020 - 10:29 1383 visualizações

Projeto do curso de Medicina realiza palestras on-line sobre pediatria

As atividades são ofertadas para estudantes e professores de várias instituições do Brasil
Por Franceli Couto Jorge

O curso de Medicina, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – Campus Uruguaiana, está desenvolvendo o projeto Aprendendo Pediatria On-line: do nascimento à adolescência. Por meio da iniciativa, são ofertadas palestras e atividades on-line sobre o tema, contribuindo para a formação do médico generalista. As transmissões ocorrem às quartas-feiras, às 20h, pela plataforma Conferência Web (Mconf). Atualmente, o projeto conta com mais de 300 inscritos, incluindo estudantes e professores de várias instituições do Brasil.

O projeto é orientado pela professora do curso de Medicina da Unipampa, Fernanda Ferreira Fagundes, médica especialista em pediatria. A proposta surgiu em meio à necessidade de distanciamento social. A partir da demanda dos estudantes e do lançamento da Chamada Interna 04/2020, que visa incentivar iniciativas de ensino a distância, a docente elaborou o projeto Aprendendo Pediatria On-line: do nascimento à adolescência, que abrange, inicialmente, 13 palestras. Os assuntos abordados são: puericultura; exames físicos do recém-nascido a termo; alojamento conjunto; triagem neonatal; papel do pediatra no pré-natal materno; prematuridade; icterícia neonatal; dor abdominal na infância; doença diarreica; noções de nefrologia pediátrica; hipertensão arterial na infância; saúde bucal na infância; e adolescência.

No momento, o projeto não está recebendo inscrições. No entanto, segundo um dos acadêmicos envolvido na iniciativa, Antonio Junior de Sousa, trabalha-se na possibilidade de disponibilização das palestras no YouTube, pois há um grande número de interessados, permitindo a estes estudarem em casa e permanecerem atualizados sobre os temas da pediatria.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail: pedonlineunipampa@gmail.com.

 

Projeto do curso de Medicina da Unipampa - Imagem: Divulgação