Início > Projeto realiza levantamento dos discentes indigenas e quilombolas da unipampa
Data de Publicação 01/07/2022 - 17:21 Atualizado em 01/07/2022 - 17:24 645 visualizações

Projeto realiza levantamento dos discentes indígenas e quilombolas da Unipampa

Por Sofia Viero Sorgetzt

O Projeto “Entre aldeias e quilombos à permanência no ensino superior público” é uma iniciativa que tem como objetivo realizar um mapeamento dos discentes indígenas e quilombolas na Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O estudo visa a contribuir para uma sistematização mais ampla - visto que o único registro desses estudantes na universidade são daqueles que passaram pelo processo seletivo específico para indígenas aldeados ou moradores das comunidades remanescentes dos Quilombos, além dos aprovados em processos seletivos pelo sistema de cotas - contribuindo para um maior reconhecimento destes no curso superior em uma sociedade marcada pela desigualdade etnico racial histórica, além de estimular a própria instituição em ter um maior espaço onde os povos originários e a comunidade quilombola sintam-se abertos para compartilhar sua cultura, os seus saberes, que assim como os conhecimentos acadêmicos, são agregadores para o crescimento humano. 

Como participar?

O formulário será enviado para os e-mails institucionais dos alunos e divulgado nas redes sociais e portal da Unipampa, também sendo possível acessá-lo neste link. A data limite para preenchimento do formulário é 19 de julho. 

A pesquisa é desenvolvida pela acadêmica do 7° semestre do curso de Serviço Social Katharyne Stephane Launé de Sousa, supervisionada pela docente Solange Emilene Berwig, e pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), dentro do projeto de intervenção de estágio.

    • Imagem de divulgação da pesquisa.
      Projeto realiza levantamento dos discentes indígenas e quilombolas da Unipampa