Início > Projetos de divulgacao da unipampa buscam apresentar universidade em escolas
Data de Publicação 29/05/2019 - 15:08 Atualizado em 06/06/2019 - 09:21 3732 visualizações

Projetos de divulgação da Unipampa buscam apresentar a Universidade em escolas

Aproximar a sociedade do espaço acadêmico é o objetivo central dos projetos

por Luis Noal e Renata da Silva

Com o objetivo de apresentar os cursos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e esclarecer dúvidas sobre a vida acadêmica na instituição, cinco campi da Unipampa desenvolvem projetos de divulgação em Escolas de Ensino Médio das redes pública e privada. Os projetos Diálogos com o Ensino Médio (Campus Itaqui), Incentivapampa (Campus Santana do Livramento), Conhecendo a Unipampa (Campus São Borja), Mostra das Profissões (Dom Pedrito) e Divulga Unipampa (São Gabriel) são realizados por estudantes e professores da instituição que vão até as escolas para palestras e apresentações, buscando uma maior interação com os alunos da comunidade onde cada campus está inserido. Os cinco projetos buscam uma maior divulgação da Universidade. Apesar de serem similares em sua concepção, são desenvolvidos de diferentes formas. Confira os três projetos que a Unipampa possui nesses cinco campi.

 

Dom Pedrito - Mostra de Profissões

Foto do projeto em uma das escolas de Dom Pedrito

Com as atividades iniciadas em maio deste ano, o projeto de extensão Mostra das Profissões, busca apresentar os cursos oferecidos, formas de entrada na Unipampa e as possíveis áreas de atuação dos egressos do Campus Dom Pedrito nas cinco escolas públicas locais para estudantes do último ano do ensino médio. Todos os cursos ofertados no campus participam do projeto, sendo que o curso de Ciências da Natureza deu início às visitas que ocorrem nas próprias escolas, contando com os coordenadores de cada curso, professores, acadêmicos e técnico-administrativos em educação. Os próximos a participarem são os cursos de Educação do Campo, Agronegócio, Enologia e Zootecnia.

Segundo a coordenadora do projeto, Francieli Coelho, se espera que com o desenvolvimento do projeto se possa aproximar a comunidade externa da Universidade, buscando a colaboração entre os dois espaços, “contribuindo assim, com o acesso ao ensino superior gratuito e unificando o trabalho desenvolvido pelos cursos de graduação do campus”. Para encerrar as atividades do projeto, em novembro, os estudantes do último ano do ensino médio serão convidados a conhecer a estrutura da Unipampa na cidade e como são desenvolvidas as práticas de cada curso.  

 

Campus Itaqui - Diálogos com o  Ensino Médio

Participantes do projeto em frente ao slide com a frase "Do ensino médio ao ensino superior"

O Projeto Diálogos com o Ensino Médio começou suas atividades no ano de 2019 e acontece anualmente. A iniciativa busca debater com alunos do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública a diferença que a conclusão do ensino superior pode fazer na vida de uma pessoa. Os organizadores apresentam, nos encontros, dados sobre o mercado de trabalho de cada profissão, incluindo o piso salarial. O projeto envolve 300 discentes da Unipampa e atualmente acontece nas quatro escolas do município que estão cadastradas ao projeto.

De acordo com a coordenadora do projeto, Joice Silveira, “o objetivo é aproximar o ensino médio do ensino superior e motivar os alunos que têm interesse em ingressar na Universidade”. Inicialmente as apresentações eram feitas em salas de aula, com a crescente procura pelo projeto, os encontros passaram a ser feitos em auditórios para comportar o grande número de alunos inscritos para participar das atividades. De acordo com os organizadores, oferecendo informações sobre a vida universitária, pretende-se diminuir a evasão nos cursos do Campus Itaqui. Mesmo sendo um projeto recente, Silveira destaca que as primeiras impressões são positivas: “o que observamos foi um interesse de parte dos estudantes em temas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Sistema de Seleção Unificada (Sisu), assistência estudantil e informações sobre cursos específicos. Ficamos sempre conversando com os interessados no final e percebemos que eles ficam motivados”. Apesar do projeto ser focado em alunos do último ano do ensino médio, estudantes de outros anos também estão participando por interesse próprio.

 

Campus Santana do Livramento - Incentivapampa

Pessoa apresentando o projeto em uma escola de Santana do Livramento

Iniciado em maio de 2018, o projeto Incentivapampa tem como objetivo apresentar os cursos oferecidos na Unipampa para estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. Atualmente o projeto abrange um total de 11 escolas da rede pública de ensino, além de duas escolas privadas de Santana do Livramento, com encontros semanais ministrados por alunos, professores e técnicos. De acordo com os organizadores do Incentivapampa, a população ainda confunde a Unipampa com instituições particulares de ensino, por isso uma das metas é esclarecer que existe uma Universidade Federal na cidade. Durante o projeto, os estudantes das escolas respondem a um questionário com seis perguntas sobre as perspectivas do ensino superior, com os resultados será possível quantificar o número de alunos que participou do Incentivapampa e ingressou na Unipampa.

De acordo com o coordenador do projeto, João Santos, pode-se observar que no evento Anima Campus de 2018 - programa de espaço gratuito de ações culturais, artísticas e de divulgação do conhecimento da Unipampa - houve uma participação maior das escolas onde acontecem o Incentivapampa. “Isso demonstra que a presença da Unipampa nas escolas foi fundamental para que elas viessem ao campus. Na cidade, os alunos também veem a Universidade como algo distante por desconhecerem que existe uma instituição federal na cidade”, destaca Santos.

 

Campus São Borja - Conhecendo a Unipampa

Aluno apresentando a Unipampa em um cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio

O Conhecendo a Unipampa destaca-se por difundir a imagem da instituição em diferentes cidades do país. O programa, que teve início em 2012, tem como objetivo trazer a comunidade de São Borja e de outras regiões para conhecer a Universidade e os cursos que ela disponibiliza. Em 2015, o projeto passou por uma importante reformulação: a Unipampa deixou de ir até as escolas e começou a capacitar seus alunos para apresentá-la em suas respectivas cidades, aumentando a visibilidade para além da região do pampa. Por ano, cerca de 15 alunos apresentam a instituição em suas cidades, atingindo um total aproximado de mil alunos do ensino médio. Segundo William de Souza, assistente social do Núcleo de Desenvolvimento Educacional (Nude) e coordenador do projeto, a Unipampa “já foi apresentada em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Colômbia, Uruguai, Uruguaiana, Alecrim e outras cidades, estados e países”, conta ele. Os alunos de graduação interessados em participar devem procurar o Núcleo de Desenvolvimento Educacional (Nude) para receberem uma capacitação com os principais dados da Universidade, cursos disponíveis e número de vagas, assistências disponibilizadas para os novos estudantes e como é a estrutura da instituição. “Eles (alunos) voltam mais empolgados com a própria Universidade e por ter ajudado a divulgar. Eu voltei lá e o pessoal disse ‘que bom o que tu está apresentando aqui’. Eles ficam muito felizes quando isso acontece. Se tornaram referência, ‘é lá da minha cidade’, é uma relação de autoafirmação e identidade”, relata Souza.

 

São Gabriel - Divulga Unipampa

Foto de uma sala lotada de alunos do projeto Divulga Unipampa

Assim como os demais campi, São Gabriel também possui um projeto de divulgação, o Divulga Unipampa. Esse projeto foi iniciado em 2014 com a promoção da Universidade via Facebook, não só para São Gabriel, mas também para as cidades mais próximas como Rosário do Sul, Cacequi e Santa Margarida do Sul. A divulgação da Unipampa começou primeiro via rede social, depois começaram as visitas pelas escolas dessas cidades. O programa visa divulgar os cursos de todos os campi, em especial do Campus São Gabriel, a forma de ingresso via Enem e informações com relação a projetos de ensino, pesquisa e extensão e do plano de permanência por meio da Assistência Estudantil.

O projeto leva professores, técnicos e alunos para conversar com os alunos de Ensino Médio dessas quatro cidades, ratificando que a Unipampa é uma instituição federal. A divulgação é de maneira contínua nas redes sociais do projeto e palestras são feitas entre três e quatro vezes por ano nas escolas, institutos e a imprensa da região. São apresentados cartazes e folders da Unipampa e cerca de 500 alunos participam, em média, desses encontros. Desde o início do projeto, a Universidade já foi apresentada para mais de 2.300 alunos de Ensino Médio.