Início > Proposta de trabalho em rede pela recuperacao do rs e apresentada em encontro de reitores

Proposta de trabalho em rede pela recuperação do RS é apresentada em encontro de reitores

Data de Publicação 25/06/2024 - 16:48 Atualizado em: 25/06/2024 - 16:48 97 visualizações

Na sexta-feira, 21, reitores/as das Universidades Públicas e dos Institutos Federais reuniram-se, em Porto Alegre, por meio do Fórum de Reitores das Universidades Públicas e Institutos Federais do Rio Grande do Sul (Foripes-RS), para apresentação de uma proposta de trabalho em rede entre as instituições, com foco educacional e científico, pela recuperação e acompanhamento do Estado. Também participaram os pró-reitores/as de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação. A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) esteve  representada pela vice-reitora, Francéli Brizolla, e pela pró-reitora adjunta de Pesquisa e Pós-graduação, Ana Paula Manera Ziotti.

No turno da manhã, nas dependências da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), o debate ocorreu com a Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Simone Stülp; com a Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; e com o ministro-chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta. À tarde, o grupo foi recebido, em Canoas, pelo senador Paulo Paim, o qual acolheu as demandas das Instituições e as fortalecerá junto à bancada gaúcha no Congresso e Senado Federal.

Conforme a vice-reitora da Unipampa, Francéli Brizolla, dentre as propostas, está a criação do Centro Sul-Brasileiro de Mitigação de Eventos Climáticos, assim como uma grande campanha coletiva e humanitária que coloca as comunidades acadêmicas a atuarem de modo integrado em todo o território gaúcho, com valorização da pesquisa e da extensão. “Assim, unidas pelo Rio Grande do Sul, estamos com altas expectativas de que as Instituições Públicas de Ensino Superior possam colaborar de forma mais direta com a população gaúcha, cumprindo com seu papel cidadão”, afirma Francéli. A vice-reitora também enfatiza que: “A Unipampa faz parte dessa rede potente que ora se levanta e saúda a valorização da ciência e da educação”.

 

  • Dirigentes foram recebidos pelo senador Paulo Paim - Foto: Divulgação
    Dirigentes foram recebidos pelo senador Paulo Paim - Foto: Divulgação
  • Dirigentes foram recebidos pelo senador Paulo Paim - Foto: Divulgação
    Dirigentes foram recebidos pelo senador Paulo Paim - Foto: Divulgação
  • Primeira parte da agenda foi realizada na UFCSPA - Foto: Divulgação
    Primeira parte da agenda foi realizada na UFCSPA - Foto: Divulgação