Início > Proppi divulga chamadas internas para atividades de pesquisa de pos graduandos
Data de Publicação 22/06/2021 - 18:44 Atualizado em 22/06/2021 - 18:44 817 visualizações

Proppi divulga Chamadas Internas para atividades de pesquisa de pós-graduandos

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulgou nesta semana mais duas Chamadas Internas para apoio às atividades de pós-graduação. A Chamada Interna nº 4/2021 – APE/PG 2021 – de Apoio à Participação em Eventos tem o prazo de submissão até o dia 6 de setembro. A Chamada Interna nº 5/2021 Programa de bolsas para apoio à divulgação e visibilidade dos programas de pós-graduação stricto sensu da Instituição está com o período de submissão de propostas aberto até o dia 10 de julho.

Chamada Interna nº 4/2021 – APE/PG 2021 – de Apoio à Participação em Eventos

A Chamada de Apoio à Participação em Eventos não presenciais para discentes da pós-graduação stricto sensu da instituição. O documento tem como objetivo incentivar a geração e a disseminação de conhecimento científico básico e aplicado, bem como a formação qualificada dos pós-graduandos.

A Chamada Interna se destina a incentivar e fomentar a participação de discentes regularmente matriculados em cursos de pós-graduação stricto sensu da Unipampa (mestrado e doutorado), ressalvados os casos de trancamento total de matrícula ou afastamento e aluno especial, em eventos científicos não presenciais realizados em cidade distinta à do campus de origem do proponente.

Para a edição de 2021 do APE/PG, serão disponibilizados cinco mil reais para a concessão de auxílios. Os recursos são oriundos do orçamento da Proppi e a execução de cada uma das propostas contempladas estará sempre condicionada à disponibilidade financeira da Pró-reitoria e da Unipampa.

Os auxílios serão concedidos conforme ordem de recebimento enquanto houver recursos disponíveis. O Auxílio Inscrição concedido será individual, intransferível e vinculado ao evento para o qual foi deferido, sendo vedada ao discente a transferência do valor para outro ou a sua utilização para a participação em evento distinto daquele da proposta de solicitação submetida e aprovada nos termos da Chamada Interna.

Os estudantes podem receber R$200 para Eventos Internacionais e R$ 100 para Eventos Nacionais.  As submissões para o APE/PG serão recebidas até o dia 6 de setembro.

Chamada Interna nº 5/2021 Programa de Bolsas para Apoio à Divulgação e Visibilidade dos programas de pós-graduação stricto sensu da Unipampa

De acordo com o texto, o documento tem por finalidade o fortalecimento e criação de ações de publicização das atividades realizadas pelos cursos Stricto Sensu em relação às ações de pós-graduação. A Chamada Interna explica que a visibilidade dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGs) da Universidade é um aspecto importante para atração de novos(as) discentes e para a avaliação quadrienal pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As inscrições deverão ser encaminhadas por um proponente que seja coordenador ou coordenador substituto de Programa de Pós-Graduação (PPG) da Unipampa credenciado pela Capes. Cada proponente poderá submeter apenas uma proposta para a Chamada Interna nº5/2021.

Serão ofertadas até 13 cotas de bolsas de 12 horas/semanais para discentes regularmente matriculados em curso de graduação ou pós-graduação da Unipampa, com valor mensal de R$ 240,00 e vigência de agosto de 2021 a março de 2022.

O período de inscrição de propostas pelos PPGs termina em 10 de julho. A divulgação do resultado provisório ocorre até o dia 13 de julho. Período de recursos ao resultado provisório: Até 3 dias após a divulgação do resultado provisório os recursos ao resultado provisório serão recebidos. A divulgação do resultado final o ocorre até o dia 20 de julho. O período de seleção dos bolsistas de 20 a 27 de julho. Os bolsistas selecionados têm até o dia 30 de julho para encaminhar as informações exigidas pela Proppi. As atividades devem ter início no dia 02 de agosto.