Início > Reconstrucao do rio grande do sul e pauta de reuniao entre universidades publicas institutos
Data de Publicação 08/06/2024 - 16:21 Atualizado em 08/06/2024 - 16:21 87 visualizações

Reconstrução do Rio Grande do Sul é pauta de reunião entre Universidades Públicas, Institutos Federais e o ministro Paulo Pimenta

Por Franceli Couto Jorge

Na última quinta-feira, 6, o reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Edward Frederico Castro Pessano, acompanhado pelos reitores e reitoras das Universidades Públicas e dos Institutos Federais do Rio Grande do Sul, que integram o Foripes-RS, reuniu-se com o ministro-chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, em Porto Alegre.

Na oportunidade, o grupo apresentou o Foripes-RS, bem como projetos de extensão, pesquisa e inovação que podem auxiliar o Estado. Além disso, os reitores colocaram as Instituições à disposição para contribuir no processo de reconstrução do Rio Grande do Sul. O ministro também apresentou as expectativas do Governo Federal junto à comunidade técnico-científica.

Conforme Edward Pessano, haverá a formalização entre o ministério e o Foripes-RS, por meio de um termo de cooperação técnica, para a criação de um corpo técnico para atuar em várias áreas de reconstrução. “Cada Instituição vai entrar com o seu know-how e haverá investimento para isso”, afirma o reitor. As ações serão desenvolvidas a curto, médio e longo prazo.

    • Grupo formado por reitores e reitoras foi recebido pelo ministro Paulo Pimenta - Foto: Divulgação
      Grupo formado por reitores e reitoras foi recebido pelo ministro Paulo Pimenta - Foto: Divulgação
    • Governo Federal e Foripes-RS devem formalizar acordo de cooperação técnica - Foto: Divulgação
      Governo Federal e Foripes-RS devem formalizar acordo de cooperação técnica - Foto: Divulgação
Tags: Gestão, Reitoria