Início > Reitor da unipampa aborda cooperacao institucional internacionalizacao eventos estudantis e o
Data de Publicação 13/06/2022 - 19:47 Atualizado em 13/06/2022 - 19:47 283 visualizações

Reitor da Unipampa aborda cooperação institucional, internacionalização, eventos estudantis e o Geoparque Caçapava em agendas entre os dias 7 e 13 de junho

O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Roberlaine Ribeiro Jorge, cumpriu agenda entre os dias 7 e 13 de junho, nas cidades de Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria e Bagé. A pauta dos compromissos foi diversificada e abordou, entre outros assuntos, cooperações institucionais, internacionalização, eventos estudantis e o Geoparque Caçapava. Os compromissos também incluíram a participação de reitores de outras Instituições de Ensino Superior (IES) do Rio Grande do Sul.

Na tarde da última terça-feira, 7, o reitor, Roberlaine Jorge, e o professor, Pedro Madruga, estiveram na Superintendência da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), em Porto Alegre, onde foram recebidos pelo superintendente, Gladstone Themoteo Menezes Brito da Silva. Na oportunidade, discutiram o acordo de cooperação já assinado entre as instituições e outras parcerias com a Unipampa. Na noite da terça-feira, o reitor cumpriu agenda na UniRitter, onde realizou uma palestra na Clínica de Direitos Humanos da Instituição, em Porto Alegre, voltada para os discentes do curso de Direito. O reitor, Roberlaine Jorge, falou sobre a presença do negro nos postos de poder.

No dia seguinte, 8, o reitor prestigiou o lançamento do livro da Comissão Organizadora do Cinquentenário do Oliveira. O evento foi realizado no Memorial do RS e, na ocasião, foi encerrada a Exposição “Palmares não é só um, somos milhares”.

Na manhã de quinta-feira, 9, Roberlaine Jorge esteve com a reitora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Isabela Andrade, em Pelotas. Participaram da reunião também o pró-reitor de Planejamento da UFPel, Paulo Roberto, e a professora Airi Sacco, coordenadora de Diversidade e Inclusão da UFPel. O tema do encontro foi a participação de discentes indígenas no IX Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas - ENEI 2022, a ser realizado na Unicamp, em Campinas/SP, entre os dias 26 e 29 de julho de 2022.

IX Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas foi a pauta da reunião - Divulgação

Na tarde de sexta-feira, 10, o reitor, Roberlaine Jorge, participou de reunião com o secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Raphael Ayub, na Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Também estiveram representando a Unipampa, o pró-reitor de Extensão, Paulo Lopes; o diretor de Assuntos Institucionais e Internacionais (Daiinter), Jeferson Selbach; a professora Jaqueline Pinto Vargas; o coordenador administrativo do Campus Caçapava do Sul, Evelton Machado Ferreira; e a coordenadora do curso de Licenciatura em Geografia EaD – Unipampa/UAB, professora Carmen Regina Dorneles Nogueira. O evento teve como pauta a apresentação do Geoparque Caçapava Aspirante Unesco e apresentação do Polo do Geoturismo e Cultura da Região Central do RS, tendo como anfitrião o reitor Luciano Schuch, da UFSM.

Servidores da Unipampa participaram de atividade na UFSM com a presença do secretário de Turismo do RS - Divulgação

Ainda na sexta-feira, 10, Roberlaine Jorge, o vice-reitor da Unipampa, Marcus Querol, e o diretor da Daiinter, Jeferson Selbach, receberam na Reitoria da Unipampa, em Bagé, o secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento do Pampa (Codepampa), Dudu Colombo, para discutir possibilidades de projetos em parceria com a Unipampa na área da internacionalização.

Na manhã desta segunda-feira, 13, o reitor, Roberlaine Jorge, recebeu a visita, na Reitoria da Unipampa em Bagé, do reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Flávio Nunes. O pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), professor Carlos Aurélio Dilli Gonçalves, também esteve presente no encontro dos reitores.

Roberlaine Jorge, professor Pedro Madruga e o superintendente da SPU, Gladstone Themoteo da Silva - Divulgação
      Roberlaine Jorge participou de evento no Memorial do RS - Divulgação
      Roberlaine Jorge participou de evento no Memorial do RS - Divulgação
      Dirigentes da Unipampa recebem secretário executivo do Codepampa, Dudu Colombo - Divulgação