Início > Reitor da unipampa apresenta na oea proposta de mestrado pioneiro na america latina

Reitor da Unipampa apresenta na OEA proposta de mestrado pioneiro na América Latina

Data de Publicação 27/02/2018 - 18:50 Atualizado em: 02/03/2018 - 12:14 3664 visualizações

O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Marco Antonio Fontoura Hansen, foi um dos palestrantes na mesa redonda “O papel das Universidades na construção de conhecimento e capital humano para melhor prevenção e resposta a desastres naturais”, no 6º Seminário de Internacionalização Universitária, que está sendo realizado de 26 de fevereiro a 2 de março, na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington, EUA.

Na oportunidade, o reitor Marco Hansen destacou a importância da criação de um Mestrado Profissional Internacional em Ciências e Política Espacial para a América Latina e Caribe, em parceria tripartite entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Unipampa, com linhas de pesquisa e área de concentração relacionadas ao sensoriamento remoto de desastres naturais. O papel da academia na prevenção, na minimização das consequências e no ciclo de gerenciamento de desastres naturais foi desenvolvido pelo reitor Hansen na palestra.

O moderador da mesa redonda foi o diretor do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da OEA Cletus Springer. Além de Hansen e Springer, também palestraram o pesquisador profissional da saúde da McMaster University, de Ontário, Canadá, Ahmad Firas Khalid, o conselheiro regional do Departamento de Preparação Emergencial e Assistência em Desastres, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Alex Camacho Vásconez, e o presidente da Rede Universitária da América Latina e do Caribe para a Redução do Risco de Desastres (REDULAC/RRD), Raúl Salguero, da Guatemala.

O diretor da Diretoria de Assuntos Estratégicos e de Relações Institucionais e Internacionais da Unipampa (Daeinter), Cristian Ricardo Wittmann, acompanha o reitor no 6º Seminário de Internacionalização Universitária.

Para mais informações sobre a proposta de Mestrado Profissional Internacional em Ciências e Política Espacial para a América Latina e Caribe, acesse aqui.

• Na foto, o reitor Marco Hansen fala ao fundo, projetando dados em um telão. Representantes de diversos países ouvem sentados às
    Reitor Marco Hansen fala na OEA sobre proposta de mestrado pioneiro na América Latina.
  • Na foto, o reitor apresenta dados sobre o papel da academia na prevenção e gerenciamento de desastres, apontando para o telão.
    Reitor apresenta dados sobre o papel da academia na prevenção e gerenciamento de desastres naturais.