Reitor da Unipampa representa o Bioma Pampa em seminário nacional preparatório para a COP-30
O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Edward Pessano, participou na tarde de ontem (24), na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém (PA), do Seminário Universidades e Biomas: Ciência e Sustentabilidade rumo à COP-30. O encontro foi promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e reuniu representantes de universidades de todo o país para debater os biomas brasileiros e o papel das instituições de ensino superior no processo de conservação, preservação e sustentabilidade.
O evento integra as ações preparatórias para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP-30), que vai ser realizada no mês de novembro em Belém. O seminário teve como objetivo principal a elaboração da Carta de Belém, documento que será levado pela Andifes à conferência internacional, destacando os principais desafios relacionados aos biomas nacionais, assim como as potencialidades institucionais e as ações de resiliência climática.
Durante o seminário, o reitor Edward Pessano foi responsável por apresentar o Bioma Pampa, destacando as iniciativas de ensino, pesquisa, extensão e inovação desenvolvidas pelas universidades federais do Rio Grande do Sul voltadas à preservação e valorização dessa região singular. “A minha participação foi no sentido de mostrar o que já vem sendo feito no âmbito acadêmico e institucional em prol do Pampa, evidenciando a importância de integrar ciência e sustentabilidade para o futuro do bioma”, afirmou Pessano.
No evento, o reitor esteve acompanhado por Inácio Brandolt, diretor do Hospital Veterinário da Unipampa e coordenador do Fórum dos Dirigentes dos Hospitais Veterinários das Instituições Federais de Ensino Superior (Fordhov), que também participou das discussões.
Últimas notícias
-
14/11/2025 - 23:42
-
14/11/2025 - 22:48
-
14/11/2025 - 16:43
-
14/11/2025 - 10:23
-
14/11/2025 - 09:43







