Início > Reitor participa da 129a reuniao extraordinaria do conselho pleno da andifes

Reitor participa da 129ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Andifes

Data de Publicação 16/10/2019 - 17:09 Atualizado em: 13/11/2019 - 14:20 1496 visualizações

Por Roseane Bueno Langaro

O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Marco Antonio Fontoura Hansen, participa nos dias 15 e 16, da 129ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Em comemoração ao dia do professor, na manhã do dia 15, no Plenário da Câmara dos Deputados em Brasília, os reitores participaram, com o presidente da Andifes, João Carlos Sales, na Comissão Geral em defesa das universidades públicas, institutos federais e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). À tarde, na sede da Andifes, a reunião contou com a participação de: Fernando de Nielander Ribeiro, da Diretoria de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DRCT) da Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep); João Luiz Filgueiras de Azevedo, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e da deputada federal Luisa Canziani. Na quarta-feira, 16, são temas de pauta da reunião: Idiomas sem Fronteiras e orçamento das universidades dos anos de 2019/2020. Na tarde desse dia, participaram da reunião o Secretário de Educação Superior, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, e o Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Anderson Ribeiro Corrêa, que abordou questões relacionadas à internacionalização e liberação de recursos.

Além de participar da 129ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Andifes, Hansen realizou outras agendas em Brasília: reunião na Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), com o Capitão de Mar e Guerra Flávio Luiz Giacomazzi e o Comandante Braga, para tratar de logística para projetos de pesquisa e possibilidades de parceria entre as instituições. Também participou de reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com o pró-reitor de planejamento e infraestrutura, Luís Hamilton Tarragô Pereira Jr. e o diretor do Campus Uruguaiana, Marcus Vinicius Morini Querol, na qual foram tratadas questões do Hospital de Ensino de Uruguaiana para atender os alunos das ciências da saúde. O encontro teve a presença do presidente da Ebserh, Oswaldo de Jesus Ferreira; do assessor, Rubens Leão; da chefe de gabinete, Iara Guerra; do Prefeito de Uruguaiana/RS, Ronnie Mello; do Secretário de Governo de Uruguaiana/RS, Paulo Fossari; da gestora do Hospital Santa Casa de Caridade (HSCC) de Uruguaiana, Thais Aramburu.

• Reitores participaram juntamente com o presidente da Andifes, João Carlos Sales, na Comissão Geral em defesa das universidades p
    Reitores participaram juntamente com o presidente da Andifes, João Carlos Sales, na Comissão Geral em defesa das universidades públicas, institutos federais e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foto: Divulgação.
    129ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Andifes. Foto: Divulgação.
  • Reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, Comandante Flávio Luiz Giacomazzi e Comandante Braga. Foto: Divulgação.
    Reitor da Unipampa, Marco Antônio Fontoura Hansen, Comandante Flávio Luiz Giacomazzi e Comandante Braga. Foto: Divulgação.
    Reunião junto à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Foto: Divulgação EBSERH.