Início > Reitor realiza visita tecnica ao pampatec
Data de Publicação 16/11/2020 - 22:15 Atualizado em 16/11/2020 - 22:55 551 visualizações

Reitor realiza visita técnica ao Pampatec

Por Emanuelle Tronco Bueno

O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Roberlaine Ribeiro Jorge, cumpriu agenda na última sexta-feira, 13, no Parque Científico e Tecnológico do Pampa (Pampatec), Campus Alegrete. O objetivo da visita técnica, que teve o acompanhamento do administrador Vitor Almada, foi abordar tópicos relacionados ao Núcleo de Inovação Tecnológica. Segundo o reitor, a Instituição pretende “implementar um projeto piloto na área de educação na Unipampa com a meta de trazer uma tecnologia que permita tornar a Universidade e a sociedade como um todo cada vez mais inclusiva”.

Na ocasião, o reitor conheceu a “muv – inteligência em movimento”, uma empresa de tecnologia que captura e identifica padrões de movimento e desenvolve soluções de hardware e software aplicáveis à melhoria da qualidade de vida das pessoas. A muv está incubada no Pampatec e é liderada por estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica da Unipampa, Campus Alegrete.

A visita proporcionou um diálogo aberto com o reitor sobre projetos que poderão ser implementados na Unipampa, sendo um deles na área de comunicação com o uso de uma "luva". Esta luva pode ser utilizada para conversão de palavras soletradas do alfabeto da Língua Brasileira de Sinais (Libras), através do movimento das mãos, em texto digitado em dispositivos móveis. Os idealizadores desse projeto, com orientação do professor Alessandro Girardi, conquistaram, em 2018, o CASS Student Design Competition. A competição reúne anualmente equipes de estudantes de todo o planeta que apresentam projetos na área de circuitos e sistemas.

Sobre o Pampatec:

O Parque Científico e Tecnológico do Pampa (Pampatec), localizado na Unipampa, Campus Alegrete, iniciou a oferta de espaços às startups em abril de 2015. Atualmente, disponibiliza 10 salas para empresas de base tecnológica, com espaços que variam de 15 a 43m². Além do espaço físico, o local possui infraestrutura preparada para receber os empreendedores, pois o local possui ar condicionado, internet, telefonia, portaria, vigilância, limpeza, além de espaços coletivos, a exemplo da sala de reuniões e do espaço gourmet.

• Reitor realiza visita técnica no Pampatec
      Reitor realiza visita técnica no Pampatec (Foto: divulgação)
    • Reitor realiza visita técnica no Pampatec
      Reitor realiza visita técnica no Pampatec (Foto: divulgação)