Início > Repositorio digital tatu disponibiliza acervo bibliografico e imagetico sobre historia da educacao
Data de Publicação 29/11/2018 - 11:10 Atualizado em 29/11/2018 - 11:12 3194 visualizações

Repositório Digital Tatu disponibiliza acervo bibliográfico e imagético sobre a história da educação de forma simples e gratuita

Iniciativa é de grupo de estudos vinculado à Unipampa
Por Aline Reinhardt da Silveira

Inventariar fontes de pesquisa relacionadas à história da educação, compondo um acervo digital acessível para outros pesquisadores. Esse é o objetivo do Repositório Digital Tatu, uma iniciativa do Grupo de Estudos em Educação, História e Narrativas (GEEHN), vinculado à Universidade Federal Pampa (Unipampa), o qual vem, ao longo de 2018, digitalizando e disponibilizando gratuitamente online documentos, imagens, livros e outras publicações que fazem parte da história da educação.

Baseado no Campus Bagé, o Repositório tem como nome e mascote um animal representativo tanto do Pampa Gaúcho, quanto do fazer do pesquisador historiador. “A escolha do nome do repositório é uma referência ao trabalho do historiador que, assim como o Tatu-Mulita, animal característico do Bioma Pampa, região onde se insere a Unipampa, precisa buscar, cavoucar ou garimpar suas fontes de pesquisa”, afirma o líder do GEEHN e coordenador do projeto, professor Alessandro Carvalho Bica.

Coleção de fotografias em preto e branco sobre a escola Espírito Santo, em Bagé

A partir da disponibilização do acervo sobre a história da educação em Bagé e no mundo, com fácil e atrativa consulta em um site próprio, o Tatu busca aliar-se aos esforços para a preservação e compartilhamento de fontes históricas digitalizando e dando acesso a acervos. Além disso, conforme relata um dos integrantes do Projeto, o analista de Tecnologia da Informação Tobias Medeiros, as soluções de coleta digital, catalogação e disponibilização do acervo foram todas pensadas de forma gratuita, livre e com usabilidade facilitada. Assim, outros pesquisadores ou grupos de pesquisa que queiram replicar as soluções utilizadas para o Tatu poderão fazê-lo.

Bica relata que, atualmente o grupo conta com o trabalho de cinco bolsistas de iniciação científica da Unipampa, além de reunir alunos da pós-graduação e técnicos administrativos da Universidade, totalizando 16 pessoas. Ainda segundo ele, a criação do repositório está contemplada pelo projeto Educação, História e Políticas na região de abrangência da Unipampa.

“Iniciamos o trabalho de digitalização por uma coleção de Revistas do Ensino do Rio Grande do Sul em 2015 e logo percebemos a importância de ampliar nosso acervo digital. Hoje contamos com um site com design mais atrativo e repleto de soluções que valorizam a organização e disponibilização dos acervos, representando um pacote de soluções com aplicativos e plug-ins gratuitos que facilmente poderão ser replicados por outros grupos interessados em digitalizar seus acervos e os disponibilizar na Internet”, destaca o professor.

O Repositório Digital Tatu reúne também as produções acadêmicas dos integrantes do GEEHN e será atualizado constantemente com novos acervos entre livros, revistas, impressos pedagógicos e fontes iconográficas.

Capa de cartilha titulada Sarita, com o desenho de uma menina em paisagem campestre Duas páginas da cartilha Sarita mostram atividades de alfabetização e leitura do século passado

Acervo

O acervo físico do GEEHN está em permanente construção e a doação de materiais de todas as épocas e em qualquer estado de conservação é sempre bem-vinda. O contato para as doações pode ser feito diretamente com os integrantes do GEEHN, pelo formulário de contato disponível no site do Repositório Digital Tatu ou, ainda, via Facebook.

O grupo relata que todo o trabalho desenvolvido pelo Repositório Digital Tatu está sendo construído coletivamente, baseando-se nas necessidades e dificuldades enfrentadas no cotidiano do trabalho. Assim, no processo de digitalização e disponibilidade online é pensado desde a organização dos processos de triagem, catalogação, limpeza e digitalização dos acervos, seguindo algumas questões que são fundamentais para dar qualidade, segurança e agilidade ao trabalho. Todos os detalhes de como os “tatuzentos” – apelido carinhoso pelo qual os integrantes do projeto se identificam – atuam para alcançar essa padronização podem ser conferidos na revista digital “Tatu Magazine”, disponível no site do projeto.

O Repositório Digital Tatu está disponível online em site próprio.

• Foto em preto e branco do prédio do colégio Espírito Santo quando de sua inauguração
      Coleções fotográficas de instituições educacionais de Bagé já fazem parte do Tatu - Reprodução/Tatu
    • Página do Tatu com cabeçalho em amarelo e quatro obras disponibilizadas para visualização, exemplificando a forma de navegação
      Repositório oferece fácil navegabilidade e visualização dos itens do acervo - Reprodução/Tatu