Início > Retorno presencial aulas e marcado por atividades de acolhimento nos dez campi da unipampa
Data de Publicação 26/04/2022 - 17:37 Atualizado em 27/04/2022 - 16:01 1604 visualizações

Retorno presencial às aulas é marcado por atividades de acolhimento nos dez campi da Unipampa

As aulas presenciais começaram na segunda-feira, 25, após dois anos de ensino remoto devido à pandemia de covid-19

Por Franceli Couto, Micael Olegário e Sofia Viero

 

As aulas presenciais na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) retornaram na segunda-feira, 25, com diversas programações de acolhida aos discentes. Para a primeira semana de aula, as direções dos dez campi da Unipampa prepararam eventos virtuais e presenciais para receber os estudantes. Após dois anos de restrições e ensino remoto, decorrentes da pandemia de covid-19, os alunos puderam conhecer sua Universidade, seus colegas, professores e viver a experiência universitária na Federal do Pampa. Para muitos, também foi momento de reencontrar colegas e reviver o ambiente acadêmico em sua totalidade.

Cada campus está organizando uma programação diversificada para acolher os discentes no retorno presencial às aulas . Para saber os horários e locais de cada ação, é preciso acompanhar o site da Unidade ou contatar as coordenações de curso. Além da programação nos campi, haverá uma Acolhida Institucional, prevista para quarta-feira, 27, às 16h45. O evento segue com a Aula Magna, que será ministrada pelo professor Mário Sérgio Cortella, com o tema “Cenários turbulentos, mudanças velozes”. A transmissão ocorre pelo YouTube, por meio do canal da Assessoria de Comunicação Social (ACS).

Conforme o reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, o retorno presencial era tão esperado e enfim chegou, porém, é necessário que se permaneça vigilante quanto aos protocolos para preservar a saúde da comunidade. "É com muita alegria que estamos recebendo os nossos discentes e esperamos que o retorno seja repleto de êxito”, afirma.

Para acompanhar um pouco do que aconteceu em cada um dos campi no primeiro dia de aulas presenciais, visite o perfil @teliganaUnipampa no Instagram e acesse os destaques "Retorno Presencial 1" e "Retorno Presencial 2". 

 

Campus Alegrete: Calourada inicia na próxima sexta-feira, 29

As atividades do Campus Alegrete retornaram com foco no ensino e com ações voltadas à saúde. Nesta terça-feira, 26, o ônibus da Secretaria Municipal de Saúde realizou vacinação contra covid-19 e outras imunizações disponíveis, na Unidade. Na sexta-feira, 29, tem início a Calourada do Campus Alegrete. O evento promove a integração dos estudantes por meio de provas, jogos e doações. A Calourada se estende até o dia 14 de maio.

Campus Alegrete promoveu atividades voltadas à saúde - Divulgação

 

Campus Bagé: Acolhida universitária está programada para dia 29 de abril

O primeiro dia do retorno presencial no Campus Bagé foi de reencontros e, também, de descobertas. Para Enzo Jacomini, que é de Ribeirão Preto/SP e está ingressando em Engenharia Química, as expectativas são grandes. O acadêmico afirma que está muito contente com o início das aulas presenciais, com a estrutura do campus e com o acolhimento. Débora Moreira, natural de Salvador/BA, cursa o 5º semestre de Engenharia de Alimentos, mas, pela primeira vez, terá aulas presencialmente. “É muito diferente estar no presencial. Tenho altas expectativas, acredito que vai ser uma experiência muito boa”, afirma a discente.

Segundo o diretor do Campus Bagé, Alessandro Bica, a comunidade acadêmica poderá participar de diversas atividades de acolhida na próxima sexta-feira, 29, a partir das 14h. Haverá shows de bandas de música; sessões do planetário; cinema; apresentação de cursos e de projetos de ensino, pesquisa e extensão. “Serão várias atividades para acolher todos vocês, para que vocês possam se sentir em casa, se sentir parte da Unipampa”, destaca.

Primeiro dia de aula presencial no Campus Bagé, após as restrições impostas pela pandemia de covid-19 - Foto: Ronaldo Estevam

 

Campus Caçapava do Sul realiza atividades culturais e ecológicas para recepcionar discentes

Os estudantes do Campus Caçapava do Sul foram recepcionados com apresentações musicais. Além disso, houve atividades dos cursos e roda de conversa com a direção. Até sexta-feira, 29, a programação prevê diversas ações, entre elas: apresentação da cidade, da Unipampa, dos cursos, setores e do Geoparque; rodas de conversa; oficinas; e trilha na Chácara do Forte – Pedra do Segredo.

Para o diretor do Campus Caçapava do Sul, José Rojas, a retomada presencial é o momento para os discentes curtirem a Universidade, viverem o campus, cultivarem a amizade e o respeito, e realizarem seus sonhos.

Comunidade acadêmica teve a oportunidade se reunir em uma programação diversificada - Divulgação

 

Campus Dom Pedrito promove Semana de Acolhimento

O Campus Dom Pedrito programou uma semana intensa de atividades para receber os estudantes na retomada presencial. No primeiro dia, houve uma recepção à comunidade discente, um tour acadêmico e o varal solidário. A programação segue até a sexta-feira, 29, com palestras, atividades específicas de cada curso, oficinas, atividades musicais, apresentação dos Diretórios Acadêmicos e do Movimento Estudantil e sarau de encerramento.

Visita à Vinícola Experimental faz parte do tour proporcionado pelo Campus Dom Pedrito - Divulgação

 

Campus Itaqui busca proporcionar acolhida após afastamento

A programação da segunda-feira, 25, no Campus Itaqui, incluiu as Acolhidas Iniciais com gestores, coordenadores dos cursos diurnos e noturnos e docentes, nas quais foram dadas orientações de prevenção à covid-19. Também foram realizados diálogos com estudantes veteranos dos cursos de graduação, tour pelo campus e momento cultural.

De acordo com o diretor José Carlos Corrêa, a gestão do campus procurou realizar uma recepção que proporcionasse acolhimento aos discentes, buscando amenizar as consequências do afastamento imposto pela pandemia. Até a próxima quinta-feira, 28, a programação da acolhida discente segue com eventos específicos de cada curso, incluindo palestras, rodas de conversa e encontros entre estudantes ingressantes e veteranos.  

Campus Itaqui recepciona seus discentes - Divulgação

 

Campus Jaguarão terá programação estendida para recepção da comunidade acadêmica

Até a sexta-feira, 29, o Campus Jaguarão realiza a Oficina de Cinema Popular com a cineasta Adriana Gonçalves. O campus prevê estender a programação de acolhida até a próxima semana, com eventos ainda a confirmar. A diretora do campus, Silvana Gritti, relata que, nos meses que antecederam  o retorno presencial, a gestão do campus, os técnicos-administrativos e os servidores terceirizados trabalharam para que os estudantes retornassem em condições seguras para evitar a transmissão da Covid-19. Conforme Silvana, espaços foram higienizados e organizados obedecendo às regras de distanciamento, além da oferta de álcool gel e líquido para higienização das mãos e de materiais. Também foram realizados reparos em equipamentos e manutenção das redes de internet.  

Na segunda-feira, 25, a direção do campus recepcionou os alunos, orientando-os a evitarem aglomerações. Silvana ressalta que os cuidados contra a Covid-19 seguem no Campus Jaguarão, incluindo uma orientação do Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-E) local de manutenção do uso das máscaras nos ambientes internos do campus. 

Oficina de cinema realizada pelo Campus Jaguarão é uma das atividades desta semana de acolhida - Divulgação

 

Campus São Borja: Discentes são acolhidos para o retorno presencial

A segunda-feira, 25, primeiro dia do retorno, foi marcada pela acolhida dos discentes pelos colegas dos seus respectivos cursos. De acordo com o diretor do Campus São Borja, Valmor Rhoden, a direção e as equipes dos diferentes setores da Unipampa irão realizar visitas nas salas de aula para apresentar a Universidade. “Realmente estamos preparados para esse retorno, com muita expectativa que os alunos, técnicos e professores venham e usufruam do nosso campus”, comenta Valmor Rhoden.

A presidente do Diretório Acadêmico de Jornalismo, Ana Júlia Pereira, uma das organizadoras da recepção aos discentes no Campus São Borja, comenta sobre a importância do contato presencial entre os estudantes. “Os alunos antigos, que já tiveram essa experiência do trote e de conhecer a galera, se reuniram, e a gente organizou a recepção dos bixos de 2020, 2021 e 2022”. Kauane Mantelli, ingressante no curso de Relações Públicas, conta que o primeiro dia foi muito animador e está ansiosa por todas as atividades do retorno presencial.

Campus São Borja contou com atividades de integração entre veteranos e calouros - Foto: Micael Olegário

 

Campus São Gabriel realizará roda de conversa virtual na quarta-feira, 27

Mantendo distanciamento e protocolos contra a covid-19, o Campus São Gabriel recebeu seus estudantes nesta segunda-feira, 25. Na quarta-feira, 27, será realizada a roda de conversa via Facebook “Por um retorno das aulas seguro e eficiente”  com a biomédica Mellanie Fontes Dutra. O Campus São Gabriel pretende estender por três semanas a programação de acolhimento. Algumas atividades ainda serão confirmadas.

Primeiro dia de aulas presenciais no Campus São Gabriel, após restrições impostas pela pandemia - Divulgação

 

Campus Santana do Livramento: Estudantes são recebidos com diversas atividades

Em Santana do Livramento, os discentes contarão com uma programação diversificada entre os dias 25 e 29 de abril. Na segunda-feira, 25, foi realizada uma recepção geral aos alunos ingressantes ao ensino presencial, ou seja, do 1º ao 5º semestre, assim como, atividades culturais voltadas a toda a comunidade acadêmica. Durante a semana, haverá exibição de filmes, diversas palestras e mesa redonda. 

O diretor do Campus Santana do Livramento, Alexandre Xavier, deseja aos discentes um ano de êxito e realizações. Aos ingressantes, o professor deseja a mais rápida integração. “Se apropriem e vivam essa universidade pública, gratuita e de qualidade”, afirma Xavier.

Em Santana do Livramento, comunidade acadêmica terá uma semana de programação de acolhida - Divulgação

 

Campus Uruguaiana: Atividades culturais e visitas guiadas estão entre as ações programadas para a primeira semana de aulas presenciais

O Campus Uruguaiana preparou uma programação especial para acolher discentes e servidores na retomada das atividades presenciais. No dia 25 de abril, a comunidade foi recepcionada com apresentação de voz e violão, houve também exibição de documentário e atividade de motivação. A programação continua até quinta-feira, 28, com diversas ações culturais e institucionais.

Atividade de integração promovida no Campus Uruguaiana - Divulgação

    • Retorno presencial às aulas no Campus Bagé - Foto: Ronaldo Estevam
      Retorno presencial às aulas no Campus Bagé - Foto: Ronaldo Estevam
    • Campus Alegrete retornou às atividades presenciais focado no ensino e em ações de saúde - Divulgação
      Campus Alegrete retornou às atividades presenciais focado no ensino e em ações de saúde - Divulgação
    • Campus Alegrete retornou às atividades presenciais focado no ensino e em ações de saúde - Divulgação
      Campus Alegrete retornou às atividades presenciais focado no ensino e em ações de saúde - Divulgação
    • Aula no Campus Bagé - Foto: Ronaldo Estevam
      Aula no Campus Bagé - Foto: Ronaldo Estevam
    • Campus Caçapava do Sul promove Semana de Acolhida - Divulgação
      Campus Caçapava do Sul promove Semana de Acolhida - Divulgação
    • Campus Caçapava do Sul promove Semana de Acolhida - Divulgação
      Campus Caçapava do Sul promove Semana de Acolhida - Divulgação
    • Estudantes realizaram um tour nas dependências no Campus Dom Pedrito - Divulgação
      Estudantes realizaram um tour nas dependências no Campus Dom Pedrito - Divulgação
    • Programação de acolhimento segue até sexta-feira, 29, no Campus Dom Pedrito - Divulgação
      Programação de acolhimento segue até sexta-feira, 29, no Campus Dom Pedrito - Divulgação
    • Diversas atividades foram realizadas no Campus Itaqui para a recepção dos estudantes - Divulgação
      Diversas atividades foram realizadas no Campus Itaqui para a recepção dos estudantes - Divulgação
    • Primeiro dia de aulas presenciais no Campus Itaqui, após dois anos de pandemia - Divulgação
      Primeiro dia de aulas presenciais no Campus Itaqui, após dois anos de pandemia - Divulgação
    • Campus Jaguarão realiza oficina de cinema na primeira semana de acolhida - Divulgação
      Campus Jaguarão realiza oficina de cinema na primeira semana de acolhida - Divulgação
    • Campus Jaguarão realiza oficina de cinema na primeira semana de acolhida - Divulgação
      Campus Jaguarão realiza oficina de cinema na primeira semana de acolhida - Divulgação
    • Campus Santana do Livramento recepcionou os discentes com diversas atividades - Divulgação
      Campus Santana do Livramento recepcionou os discentes com diversas atividades - Divulgação
    • Semana de Acolhimento em Santana do Livramento conta com atividades até sexta-feira, 29 - Divulgação
      Semana de Acolhimento em Santana do Livramento conta com atividades até sexta-feira, 29 - Divulgação
    • Campus São Borja contou com programação de acolhimento aos ingressantes de 2020, 2021 e 2022 - Foto: Micael Olegário
      Campus São Borja contou com programação de acolhimento aos ingressantes de 2020, 2021 e 2022 - Foto: Micael Olegário
    • Campus São Borja contou com programação de acolhimento aos ingressantes de 2020, 2021 e 2022 - Foto: Micael Olegário
      Campus São Borja contou com programação de acolhimento aos ingressantes de 2020, 2021 e 2022 - Foto: Micael Olegário
    • Campus São Gabriel recepcionou estudantes na volta às aulas presenciais - Divulgação
      Campus São Gabriel recepcionou estudantes na volta às aulas presenciais - Divulgação
    • Campus São Gabriel recepcionou estudantes na volta às aulas presenciais - Divulgação
      Campus São Gabriel recepcionou estudantes na volta às aulas presenciais - Divulgação
    • Discentes foram recepcionados com voz e violão no Campus Uruguaiana - Divulgação
      Discentes foram recepcionados com voz e violão no Campus Uruguaiana - Divulgação
    • Discentes foram recepcionados com voz e violão no Campus Uruguaiana - Divulgação
      Discentes foram recepcionados com voz e violão no Campus Uruguaiana - Divulgação