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Data de Publicação 12/06/2020 - 16:57 Atualizado em 13/06/2020 - 11:27 1629 visualizações

Reunião do GT Novos Tempos no Ensino Superior discute Calendário Acadêmico Emergencial para apreciação no Consuni

Por Franceli Couto Jorge

Na manhã desta sexta-feira, 12, o Grupo de Trabalho (GT) Novos Tempos no Ensino Superior da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) reuniu-se, por meio de Webconferência, para discutir o planejamento do retorno às aulas emergencial no formato remoto. A reunião foi conduzida pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e contou com a participação do vice-reitor, Marcus Vinicius Morini Querol, das demais pró-reitorias, da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), dos diretores e coordenadores acadêmicos das dez Unidades Universitárias e dos representantes da categoria discente.

A abertura do encontro foi realizada pelo vice-reitor, Marcus Querol, que agradeceu o trabalho desenvolvido pelo GT e parabenizou todos os envolvidos no processo de combate ao novo coronavírus na Instituição. Querol ressaltou a participação coletiva na construção das propostas e afirmou: “Tudo que estamos construindo será submetido ao órgão máximo – o Conselho Universitário (Consuni)”. Além disso, enfatizou a preocupação com os mais de 1500 estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica: “Não começaremos [as aulas remotas] até que todos tenham acesso”, declarou. O vice-reitor disse que as pró-reitorias e a DTIC estão trabalhando para fornecer acesso a todos os estudantes.

A sequência da reunião foi conduzida pelo pró-reitor e pela pró-reitora adjunta de Graduação, respectivamente, Pedro Kemerich e Shirley Nascimento. O pró-reitor informou as pautas da reunião: as ações em desenvolvimento da Unipampa; a importância do auxílio de todos para a divulgação da necessidade do uso do e-mail institucional e da participação na pesquisa de acesso aos meios digitais. Segundo Kemerich, houve um aumento significativo do número de respondentes, porém, deverá ser realizado um contato direto com os discentes para mapear aqueles que não tem acesso à internet. Os assuntos que serão apreciados pelo Consuni também estiveram em pauta: Calendário Acadêmico Emergencial com período especial para formandos; Diretrizes para oferta de Ensino Remoto Emergencial, Estágios e Atividades Práticas e a realização de Colações de Grau por meio digital.

Na ocasião, o GT criou um novo grupo para auxiliar na redação do texto das Diretrizes para oferta de Ensino Remoto Emergencial, Estágios e Atividades Práticas. A condução desse trabalho será feita por representantes dos diretores, coordenadores acadêmicos e discentes. Kemerich informou, ainda, as ações previstas para a próxima semana: Mesa redonda para debater os “Desafios iniciais para o Ensino Remoto” e um curso sobre o uso das plataformas Google Classroom e Moodle.

Durante o encontro, os participantes puderam esclarecer muitas dúvidas. A Prograd também reuniu alguns dos questionamentos feitos durante a Roda de Conversa Novos Tempos no Ensino Superior, ocorrida no último dia 8, para embasar os temas da reunião, entre eles:

- Como será feita a recuperação das aulas?

- Os docentes poderão ministrar a parte teórica do componente e deixar a prática para depois?

- Quando poderão ser ofertados os componentes que não forem ministrados neste semestre?

As dúvidas também abordaram as orientações sobre os estágios, os formandos, a frequência, as avaliações, pré-requisitos de componentes e bolsa de discentes. Nascimento explanou sobre cada um dos tópicos e apresentou algumas propostas para serem discutidas pelo Grupo como, por exemplo, a obrigatoriedade da matrícula sem exigência de um número mínimo de créditos; a inclusão de novos componentes curriculares na oferta 2020/1 com matrículas via web; a garantia de reoferta ao longo do percurso formativo do discente de componentes que não forem ofertados neste semestre ou aqueles nos quais os alunos não puderem participar.

Quanto à realização de estágios, Nascimento citou os documentos, os quais trazem orientações: o Ofício 122/2020 da Prograd Unipampa suspende as atividades de estágio que sejam contrárias às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS); a Medida Provisória nº 927, de 22 de março de 2020, que permite a adoção do regime de teletrabalho, trabalho remoto ou trabalho a distância para estagiários e aprendizes; o Parecer CNE-CP nº 5, de 28 de abril de 2020, o qual afirma que para adotar atividades não presenciais de práticas e estágios, especialmente aos cursos de licenciatura e formação de professores, extensíveis aos cursos de Ciências Sociais Aplicadas e, onde couber, de outras áreas, é preciso informar e enviar à Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação (MEC) ou ao órgão de regulação do sistema de ensino ao qual a instituição está vinculada, os cursos, disciplinas, etapas, metodologias adotadas, recursos de infraestrutura tecnológica disponíveis às interações práticas ou laboratoriais a distância.

No entanto, a última orientação da Seres/MEC, segundo a pró-reitora adjunta, veda a “substituição de atividades práticas, atividades profissionais, de estágio e laboratório por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação, nos termos da Portaria nº 343, de 17 de março de 2020”. Desse modo, a Unipampa espera uma nova manifestação formal da Seres acerca da possibilidade de utilização de meios tecnológicos para que seja possível a manutenção da oferta de estágio e atividades de laboratório, respeitando as especificidades de cada curso e seu projeto pedagógico.

Referente às avaliações, Nascimento destacou a importância de que o processo avaliativo seja pensado de forma condizente ao momento de exceção vivenciado. “As avaliações precisam levar em conta o contexto excepcional da pandemia, com o objetivo de evitar o aumento da reprovação e do abandono no ensino superior”, afirmou. Após o esclarecimento de dúvidas dos presentes e a exposição de propostas a serem adotadas para o ensino remoto, ficou definido que o GT irá trabalhar na redação do texto das Diretrizes para oferta de Ensino Remoto Emergencial, Estágios e Atividades Práticas. O documento deverá ser apresentado na próxima reunião do Grupo de Trabalho Novos Tempos no Ensino Superior.

O GT enfatizou, ainda, que todas as discussões envolvem o retorno às atividades remotas e que os estudantes e os servidores devem permanecer em casa, evitando as possibilidades de contágio do novo coronavírus. Tais orientações seguem vigentes enquanto durar as medidas de distanciamento social.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Edward Pessano, esclareceu dúvidas quanto aos auxílios para os discentes. Segundo Pessano, a gestão está trabalhando para disponibilizar auxílio para a inclusão digital tanto por meio de recursos para aquisição de pacotes de dados quanto bolsas para monitoria para aqueles discentes que precisam de acompanhamento para acesso aos meios digitais.

O encerramento da reunião foi realizado pelo vice-reitor, Marcus Querol, que afirmou que será convocada uma Reunião Extraordinária do Conselho Universitário para explicar à comunidade as pautas trabalhadas pelo GT. “Tudo está sendo feito com a contribuição de todos e queremos coletar também as contribuições dos conselheiros”, destacou Querol.

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