Início > Reuniao marca o inicio do processo de transicao de dirigentes da unipampa
Data de Publicação 29/12/2019 - 18:48 Atualizado em 29/12/2019 - 18:48 1795 visualizações

Reunião marca o início do processo de transição de dirigentes da Unipampa

Roberlaine Ribeiro Jorge foi nomeado reitor da Instituição no dia 18 de dezembro
Por Franceli Couto Jorge

Após a nomeação e a posse do professor Roberlaine Ribeiro Jorge como reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), ocorridas, respectivamente, nos dias 18 e 19 de dezembro de 2019, gestores e representantes dos setores da Instituição reuniram-se, no último dia 20, no Gabinete da Reitoria, em Bagé, para dar início ao processo de transição. A primeira reunião, que iniciou às 20h, contou com a presença do novo reitor, do ex-reitor, Marco Antonio Fontoura Hansen, da vice-reitora, Nádia Fátima dos Santos Bucco, e do futuro vice-reitor, Marcus Vinicius Morini Querol.

Na reunião, Jorge relatou o processo de nomeação e a posse ocorrida em Brasília. Segundo o reitor, a equipe de transição iniciou as visitas aos setores no dia 19 de dezembro, oportunidade na qual buscou informações sobre os procedimentos adotados. Jorge afirma que no período de transição destacam-se alguns aspectos como: a valorização de cada servidor, a tomada de decisões visando o bem público, acreditar nas pessoas e na gestão que se inicia, algo basilar para ocupar os cargos. O novo reitor falou ainda do sentimento de reconhecimento por toda a equipe que fez parte da gestão e que é necessário respeitar a instituição, “vestir a camisa” sempre. Jorge ressaltou que a nova gestão terá como meta: desafio, respeito e confiança.

A partir do dia 31 de dezembro, Querol assumirá a vice-reitoria da Unipampa. Em sua fala, o professor abordou sobre a Família Unipampa, constituída não só pelos docentes, técnico-administrativos em educação, discentes e terceirizados, mas de todos seus familiares. O professor lembrou de como pôde conhecer melhor a universidade durante a campanha e da qualidade dos trabalhos desenvolvidos por todos. Querol enfatizou, ainda, a necessidade de priorizar as pessoas envolvidas, de aprender com as experiências passadas e unificar a Unipampa cada vez mais. “A gestão da universidade terá como objetivo facilitar os processos”, disse.

O ex-reitor, Marco Hansen, enfatizou o processo de continuidade na gestão, no sentido de que “somos uma só universidade” e destacou a “qualidade e competência dos que estão na gestão”. Hansen disse como estar à frente de uma instituição como a Unipampa exige sacrifício ao mesmo tempo em que é muito gratificante. O ex-reitor agradeceu o empenho de todos que participaram da gestão neste período, o que permitiu a realização de 44 obras e fez com que a Unipampa ficasse em primeiro lugar no Rio Grande do Sul e sexto lugar no Brasil em governança e gestão de risco. Por fim, repassou aos novos gestores os relatórios de transição de cada setor da universidade. 

Em seguida, cada um dos presentes explicou o setor sob sua responsabilidade e como se deu o processo de transição inicialmente. Um dos aspectos mais importantes é de que a troca de gestores se dará de forma ponderada, respeitando o tempo necessário para o repasse de informações e apropriação dos processos por aqueles que estarão assumindo.

Durante o recesso de Natal e Ano Novo, Jorge acompanhará as atividades que dependem de encaminhamentos ainda em 2019. Ao término do recesso, as atividades da primeira semana seguem com o horário de funcionamento normal e a partir do dia 13 de janeiro de 2020 será implantado o regime de trabalho de Turno Único, que se estende até 06 de março. Segundo a Portaria nº 2326, de 27 de dezembro de 2019, o regime de trabalho de Turno Único não se aplica às atividades consideradas essenciais da Universidade.

 

Com informações do professor Jeferson F. Selbach

    • Novo reitor da Unipampa, Roberlaine Jorge, realiza primeira reunião de transição - Foto: Divulgação
      Novo reitor da Unipampa, Roberlaine Jorge, realiza primeira reunião de transição - Foto: Divulgação
    • Primeira reunião de transição de dirigentes ocorreu em Bagé, no último dia 20 - Foto: Divulgação
      Primeira reunião de transição de dirigentes ocorreu em Bagé, no último dia 20 - Foto: Divulgação
    • Reitor da Unipampa, Roberlaine Jorge; o ex-reitor, Marco Hansen, e o futuro vice-reitor, Marcus Querol - Foto: Divulgação
      Reitor da Unipampa, Roberlaine Jorge; o ex-reitor, Marco Hansen, e o futuro vice-reitor, Marcus Querol - Foto: Divulgação