Início > Revista missoes obtem qualis b1 em avaliacao da capes
Data de Publicação 24/01/2023 - 18:45 Atualizado em 25/01/2023 - 15:19 490 visualizações

Revista Missões obtém qualis B1 em avaliação da Capes

Por Sofia Viero Sorgetzt

 

A Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais editada pelo Campus São Borja da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) obteve o qualis B1 na avaliação quadrienal 2017-2020 realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A Missões é a primeira revista da Unipampa a obter esse qualis. 

A Revista Missões foi criada no ano de 2015 com objetivo de publicar artigos em diversas áreas do conhecimento que envolvam as Ciências Humanas e Sociais. Suas edições são publicadas a cada quatro meses. No quadriênio 2013-2016, com apenas duas edições publicadas, a Revista Missões obteve o qualis B5. 

De acordo com o editor-chefe, Ronaldo Bernardino Colvero, a obtenção do qualis B1 é o reconhecimento de um trabalho iniciado em 2015 e demonstra a importância da Unipampa no contexto de divulgação científica em nível nacional e internacional.  

 

Sobre a Revista Missões

A Missões: Revista de Ciências Humanas é uma periódico quadrimestral que tem por objetivo a publicação de artigos, resenhas e produtos técnicos nas áreas das Ciências Humanas e Sociais. A revista recebe artigos em fluxo contínuo e publica suas edições em maio, referente ao período de janeiro a abril; em setembro, referente ao período de maio a agosto; e em janeiro referente ao período de setembro a dezembro. 

Foco e Escopo

A Revista Missões foi criada em 2015, com a proposta de construir um espaço amplo de divulgação de produções científicas inéditas nas áreas das ciências humanas e sociais. Na Revista Missões são publicados artigos, resenhas, entrevistas e produtos técnicos oriundos de programas pós graduação strictu sensu a nível profissional  e acadêmico.

Processo de Avaliação 

O processo de avaliação de artigos submetidos à Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais passa por algumas etapas:

1- Avaliação preliminar de adequação : os editores avaliam o formato e adequação do arquivo submetido a partir das regras de normalização, formatação, titulação exigidas, e uso de sistema de detecção de similaridades. Os textos que não se enquadrarem serão arquivados. 

2- Avaliação preliminar de potencial de publicação: realizada pelos editores, que examinam a adequação do artigo à linha editorial da revista e seu potencial de publicação, baseado na contribuição que oferece para o avanço do conhecimento na sua área de especialidade. Após ser constatada a admissibilidade da submissão, o trabalho passa para a etapa de avaliação.

3- Avaliação realizada pelo sistema de dupla revisão cega, em que dois especialistas, no mínimo, ao avaliarem o trabalho, desconhecendo sua autoria, elaboram comentários e sugestões de aperfeiçoamento. O trabalho pode ser aprovado, aprovado com modificações, onde o autor deverá corrigir os itens apontados pelos pareceristas, ou reprovado. 

A Revista Missões está disponível neste link

Tags: São Borja