Início > Setembro amarelo na unipampa ressalta importancia da prevencao do suicidio
Data de Publicação 02/09/2019 - 12:48 Atualizado em 02/09/2019 - 12:59 2548 visualizações

Por Emanuelle Tronco Bueno

O mês de setembro, através da campanha Setembro Amarelo, é um período importante para estimular a conscientização e a prevenção do suicídio. Com o slogan “Falar é a melhor solução”, a causa ganha cada vez mais espaço nas discussões atuais ao estimular a busca de informações e promover espaços para que se fale abertamente sobre as emoções. A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) adere ao movimento através de ações que visam informar sobre o auxílio existente na Universidade e sensibilizar a comunidade universitária sobre a prevenção do suicídio.

Campanha nas redes sociais e nas unidades universitárias

Com o objetivo de promover a visibilidade e a discussão do assunto, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), através da Coordenadoria de Qualidade de Vida do Servidor, promove a campanha “Pela valorização da vida: Viver é a melhor opção” nas redes sociais e nas unidades universitárias. Serão publicados materiais gráficos esclarecendo o que é o suicídio, como a sociedade vê o suicídio, quais as estatísticas no país, como prevenir e onde procurar ajuda. O objetivo da ação é estimular o amplo conhecimento da causa para que as pessoas fiquem mais atentas aos casos próximos, e também para que aqueles que estejam passando por conflitos socioemocionais se sintam estimulados a conversar e buscar ajuda.

A Unipampa também “vestiu” a Reitoria de amarelo, ação estendida a alguns campi. No Campus Alegrete, por exemplo, a estátua Pedro Pampa, em frente ao Restaurante Universitário (RU), receberá um lenço amarelo. As fotos de perfil das redes sociais oficiais da Instituição também fazem alusão à data. A ideia de estampar o amarelo tem o objetivo de garantir mais visibilidade à causa.

Setembro Amarelo na Unipampa ressalta a importância da prevenção do suicídio

Onde obter informação e encontrar ajuda

Na Unipampa, o estudante pode buscar orientação e ajuda através do Núcleo de Desenvolvimento Educacional (Nude), setor com profissionais disponíveis para atendê-lo em todos os campi da instituição. Todos os estudantes serão acolhidos pelo Nude e, conforme o caso, serão encaminhados à rede pública municipal para atendimento clínico. A Divisão de Assistência Estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), caso seja avaliada a necessidade, também realizará acompanhamento psicológico durante o processo de encaminhamento clínico. Os contatos dos Nudes da Unipampa podem ser consultados no site da Praec.

Fora da Universidade, o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, com total sigilo, pelo telefone 188, e-mail e chat 24 horas por dia.

Tags: Gestão