Início > Sisu 2017 unipampa vai alem da graduacao
Data de Publicação 17/01/2017 - 12:46 Atualizado em 17/01/2017 - 12:46 2578 visualizações

Sisu 2017: A Unipampa vai além da graduação

A Universidade conta com mais de 50 cursos de pós-graduação
Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

O ingresso na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) é feito através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a classificação dos candidatos. Para o primeiro semestre de 2017 estão disponíveis 3.180 vagas em 64 cursos de graduação. Os resultados do Enem serão divulgados nesta quarta-feira (18).

Além dos cursos de graduação a Unipampa também oferece mais de 50 cursos de pós-graduação, entre lato e stricto sensu, o que oportuniza para os jovens seguirem a vida acadêmica na Universidade.

Este é o caso de Luana Alves, graduada em Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas, no ano de 2015, e Extensionista Social da Emater/RS-Ascar. Após a conclusão do ensino superior, a jovem optou em aprimorar o conhecimento adquirido no curso e ingressou na Especialização em Educação e Diversidade Cultural, no Campus Bagé.

“Ingressar na Unipampa foi uma oportunidade única na minha vida. Principalmente por realizar o sonho dos meus pais que saíram muitas vezes às ruas para que isso acontecesse. Uma grande parcela da população, se não fosse pela conquista da Universidade, jamais teria a oportunidade de chegar ao ensino superior. Antes, só estudava quem tinha dinheiro para pagar. O nível de conhecimento que encontrei na Unipampa, a oportunidade de conviver e aprender com tantos professores qualificados, levarei para a vida toda”, conta Luana.

A estudante diz que antes mesmo de concluir a especialização os diferencias já são bastante notados por ela. “A cada aula, a cada disciplina que se encerra saio com uma bagagem maior e maravilhada com o que aprendo”. Ela relata que após a conclusão da pós-graduação, além do diploma de uma universidade federal, vai estar mais preparada para continuar a vida acadêmica e pronta para cursar um mestrado.

De acordo com Luana, uma das melhores situações oportunizadas pela graduação em Letras na Unipampa foi, além da base para a pós-graduação, realizar a pesquisa para o trabalho de conclusão de curso com o público que trabalha na Emater/RS-Ascar: comunidades Quilombolas do município de Aceguá. Segunda ela, a pesquisa realizada desencadeou uma série de atividades em parcerias em benefício da comunidade. “Se o papel de uma Universidade é dar retorno para a sociedade, acredito que eu esteja atingindo este objetivo e isso me deixa muito feliz”, comemora Luana.

Sisu 2017

O Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou o cronograma oficial com o período de inscrições, mas deve ser publicado nos próximos dias, assim como a liberação para que os candidatos possam fazer a consulta às vagas disponíveis. As informações completas podem ser encontradas no portal nacional do Sisu e no Sisu Unipampa.

No decorrer desta semana a Universidade divulgará as alterações das etapas do processo seletivo em relação aos anos anteriores. Uma das mudanças será que, após a divulgação da Lista de Espera do Sisu, a Unipampa publicará uma lista única de Espera.

Um dos diferencias desta edição do processo seletivo para ingresso na Unipampa é o Instrumento de Inclusão Regional para o Curso de Medicina. Terão direito ao argumento de Inclusão Regional os candidatos que tiverem cursado todo o ensino médio em escolas regulares e presenciais dos municípios de Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel, Uruguaiana, Barra do Quaraí, Quaraí, Maçambará, Manoel Viana, Rosário do Sul e Santa Margarida do Sul. O acréscimo de 20% na nota final do candidato no Enem terá efeito, apenas, classificatório.

Luana concluiu o ensino superior e agora está na pós-graduação na Unipampa. Foto: arquivo pessoal