Início > Solenidade de abertura do 11o siepe reune instituicoes no parque internacional
Data de Publicação 22/10/2019 - 22:29 Atualizado em 23/10/2019 - 10:04 801 visualizações

Solenidade de abertura do 11º Siepe reúne instituições no Parque Internacional

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

Na noite desta terça-feira, 22, o Parque Internacional que marca a fronteira entre Brasil e Uruguai recebeu a solenidade de abertura do 11º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Cerca de 150 pessoas acompanharam a cerimônia que contou ainda com a participação de representantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Intituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Universidade de La República (Udelar) e Prefeitura de Santana do Livramento.

O evento iniciou com a apresentação do Grupo Toque de Candombe da Cuerda Grillos Candomberos de Bagé, com a participação da Agrupación de negros y lubolos Biricunyamba de Rivera que animou o público presente.

De acordo com o representante discente da Unipampa, Yuan Nóbrega Tong, há um grande envolvimento dos estudantes no evento. “Me alegra ver como os alunos abraçam o evento. Não vamos desistir de pesquisar, de fazer os projetos de extensão. Que nós consigamos aplicar o que desenvolvemos na universidade para a comunidade externa”, disse ele.

O diretor do Campus Santana do Livramento, Rafael Schimidt, enalteceu o envolvimento dos discentes na organização do evento e falou sobre a essência do 11º Siepe. “Ele é muito mais que um evento científico, o Siepe vai muito além disso, estamos numa fronteira da paz e estamos sintetizando o conhecimento e trazendo integração. Enquanto em outros países estão construindo muros e guerras, nós erguemos uma tenda para abrigar a cultura, o desenvolvimento, o ensino e a pesquisa”, disse ele.

Para o coordenador acadêmico del Instituto Tecnológico Regional Norte da Universidad Tecnológica del Uruguay, Marcelo Camargo, para atender ao tema do 11º Siepe “Educação e Ciência para o Desenvolvimento Sustentável” as universidades podem oferecer a ciência. “O que é a ciência? O que queremos fazer aqui na fronteira? Criar conhecimento. Criamos com ciência. O único caminho para a América Latina sair da posição em que está é o conhecimento. Todos e todas estão convidados a fazer ciência porque é um direito de cada cidadão. Nossa região, há menos de 20 anos, tinha cerca de 20 mil estudantes, agora são 63 mil. Este é o potencial da nossa região, é a maior riqueza que temos, a capacidade de criar conhecimento. Estamos falando de justiça social. As universidades têm o dever de trabalhar para distribuir conhecimento, para que saia das mãos de poucos e ir para muitos. Tem que ter desenvolvimento, mas se não combate a injustiça social sem distribuir o conhecimento. Nosso continente é profundamente injusto, é desigual. Para ter uma América Latina melhor, mais justa, mais igualitária, as universidades públicas são fundamentais”, explicou Camargo.

A pró-reitora de Extensão e Cultura do Instituto Sul-rio-grandense (IFSul), Gisela Duarte, contou que o Siepe já é um evento consagrado na região da fronteira. “Esse é o momento em que todo o conhecimento construído nas nossas instituições podem ser colocados a serviço da comunidade em geral. É através da pesquisa e da extensão que nós consolidamos aquilo que construímos para contribuir com a sociedade”.

A pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Erli Schneider, ressaltou a relevância dos temas que fazem parte da programação do evento e falou sobre o papel das universidades para a mudança do mundo. “A universidade precisa ser a expressão da rebeldia, não precisamos seguir o rebanho, é através da rebeldia que construímos novos conhecimentos. É nossa função somos os responsáveis pelo conhecimento e pela transformação. Nós precisamos que o conhecimento transforme, precisamos ousar e resistir”, frisou ela.

Para o reitor da Unipampa, Marco Antonio Hansen, a cada edição do Siepe a universidade renova sua missão e simboliza o acolhimento da riqueza dos saberes, da multiplicidade de ideias, de ideologias e de concepções. “Se o foco é a produção do saber, é indispensável que a Unipampa promova espaços de discussão, em que não há verdade absoluta e sim conhecimentos construídos de forma plura e tolerante. Nesse sentido a Universidade deve reivindicar seu papel diferenciado no debate e promover o pensamento crítico e democrático”, disse ele.

Pós-graduação é tema principal do segundo dia do 11º Siepe

O 11º Siepe vai até a próxima quinta-feira, 24, e o segundo dia será marcado, 23, será marcado pelos debates sobre a Pós-Graduação. Ao longo do dia a programação será extensa e acontece no Campus Santana do Livramento da Unipampa, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Parque Internacional, Prefeitura de Santana do Livramento e Instituto Sul-rio-grandense (IFSul).

O credenciamento e atendimento às informações acontece das 9h às 12h e das 14h às 18h. A Mostra Científica com a apresentação de trabalhos oral e pôsteres, na Unipampa, IFSul e Uergs.No mesmo horário acontece o III Fórum de Coordenadores da Pós-graduação no Salão da Prefeitura Municipal de Livramento.

As oficinas também acontecem na Unipampa, IFSul e Uergs das 14h às 17h. Às 18h, no Parque Internacional a Banda Vitrola 220, fruto de um projeto de extensão da instituição, faz uma apresentação.

A programação termina com a palestra “O papel das pós-graduação no Desenvolvimento Tecnológico e na Inovação do País”, pelo diretor da Agência de Inovação e transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Parque Internacional, às 19h.

Mais de 150 pessoas prestigiaram a solenidade de abertura do 11°Siepe. Fotos: Milene Marchezan
Tags: SIEPE