Início > Trabalho desenvolvido no curso de engenharia da computacao da unipampa e publicado em periodico
Data de Publicação 04/07/2022 - 08:37 Atualizado em 04/07/2022 - 08:37 778 visualizações

Trabalho desenvolvido no curso de Engenharia da Computação da Unipampa é publicado em periódico internacional

Por Micael dos Santos Olegário

A aluna de Engenharia de Computação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Jiovana Sousa Gomes, é uma das autoras do artigo publicado na revista IEEE Design e Test, do Institute of Electrical and Electronics Engineers (Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos). Disponibilizado no dia 27 de junho, o trabalho tem como título “Low-Power High-Throughput Architecture for AV1 Arithmetic Decoder” (Arquitetura de baixa potência e alto desempenho para o decodificador aritmético AV1), e foi orientado pelo professor Fábio Luís Livi Ramos do Campus Bagé da Unipampa. A publicação também teve participação do egresso de Engenharia de Computação, Túlio Pereira Bitencourt, e do professor Sergio Bampi, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O periódico IEEE Design e Test é uma revista internacional de grande abrangência e circulação no meio acadêmico.

O artigo tem como foco a análise de circuitos de alta performance e baixo consumo de energia para o processamento de vídeo em formato AV1. O objetivo foi projetar a arquitetura digital para fabricação de um chip a ser usado em etapas críticas do processamento de vídeos. De acordo Ramos, esse trabalho é fundamental para a área de Engenharia da Computação por seu caráter inovador. “Expande o estado da arte em termos de sistemas digitais específicos para codificação de vídeo do codec AV1, com aplicabilidade em dispositivos como smart tvs, smartphones”, afirma.

Segundo o docente, essa publicação ajuda a inserir a Unipampa no cenário de pesquisas internacionais. Ele ainda comenta sobre a dificuldade de obter o aceite em periódicos desse porte. “Considerando que o períodico em questão é uma revista internacional, com alcance igualmente mundial, isso faz com que o nome da Unipampa alcance audiências a nível global e, mais ainda, em cima de pesquisa qualificada e criteriosa”, ressalta Ramos.

A pesquisa teve origem a partir do Projeto de Pesquisa Algoritmos e Arquiteturas Digitais para a Nova Geração de Padrões de Codificação de Vídeo, coordenado pelo professor Fábio Ramos. Orientanda de iniciação científica do projeto, Jiovana aproveitou essa experiência e a pesquisa no seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “Projetar e simular arquiteturas de hardware, vendo elas funcionarem como desejado é muito interessante. Além disso, comprovar a eficácia da técnica de redução de consumo de potência aplicada na arquitetura apresentada foi gratificante”. Jiovana relata que pretende continuar na área acadêmica, em especial após essa publicação. “A experiência de escrever o artigo, passar pelo processo de peer-review, e todas as demais etapas proporcionaram conhecimentos que me serão úteis no futuro'', conta a estudante.

Confira o artigo completo publicado na revista IEEE Design e Test.