Início > Trabalho desenvolvido pela procuradoria educacional institucional da unipampa e selecionado para
Data de Publicação 06/12/2022 - 16:32 Atualizado em 06/12/2022 - 16:37 577 visualizações

Trabalho desenvolvido pela Procuradoria Educacional Institucional da Unipampa é selecionado para publicação do Inep

Por Sofia Viero Sorgetzt

O Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de educação superior que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica, bem como sobre seus alunos e docentes. A pesquisa conta com informações como infraestrutura, vagas oferecidas, candidatos, matrículas, ingressantes, concluintes, docentes, entre outras.

O preenchimento do Censo da Educação Superior fica a cargo do Recenseador Institucional (RI), que é indicado pelo representante legal da Instituição de Ensino Superior (IES), por meio de ofício, sendo o representante oficial da IES junto ao Inep. Na Unipampa, assim como ocorre em outras instituições, o preenchimento do Censo da Educação Superior fica sob responsabilidade do Procurador Educacional Institucional (PI), que acumula as duas funções – PI e RI.

No mês de outubro, o Inep enviou aos Recenseadores Institucionais um convite para participar da seleção de relatos de experiências de boas práticas no preenchimento do Censo da Educação Superior 2021, no qual foram selecionados 15 relatos que serão compilados em um único documento institucional, com registro ISBN, a ser publicado no Portal do Inep até o dia 28 de fevereiro de 2023. Conforme informação do Inep, a escolha levou em consideração critérios como inovação, criatividade, eficiência e eficácia da prática adotada, além da capacidade de permitir a replicação da experiência para outras instituições.

A relação dos 15 relatos de boas práticas selecionados foi divulgada durante o VII Encontro do Censo da Educação Superior, ocorrido em Brasília no dia 22 de novembro. Ao todo, foram 275 propostas enviadas, com a participação de instituições de educação superior públicas e privadas de todo o país. A última vez em que o Inep publicou relatos do Censo da Educação Superior foi no ano de 2019. Na época, foram enviadas 163 propostas.

O relato enviado pela Procuradoria Educacional Institucional (PEI) da Unipampa, elaborado pelo Procurador Educacional Institucional Michel Iserhardt e pela Auxiliar Institucional Lara Guarnieri, foi um dos 15 selecionados para fazer parte do documento institucional do Inep. O relato tem como principal objetivo apresentar o método aplicado pela Unipampa para garantir maior fidedignidade no preenchimento das informações de Vagas Remanescentes no Censo da Educação Superior. O método consiste basicamente na aplicação de um algoritmo, desenvolvido pela PEI, que aliado ao uso de relatórios específicos evita que uma mesma vaga ofertada nos semestres 1 e 2, quando não ocupada no primeiro, seja computada duas vezes.

Sobre o trabalho selecionado, o Procurador Educacional Institucional, Michel Iserhardt afirma: “Estamos muito felizes com a oportunidade de termos a Unipampa e o nosso trabalho presentes em uma publicação do INEP de abrangência nacional. Estar entre os selecionados de um total de 275 submissões, para nós, foi o reconhecimento de um esforço feito ano a ano para melhorar cada vez mais a qualidade das informações fornecidas por meio do Censo da Educação Superior.”

Com informações de Michel Iserhardt e Lara Guarnieri.