Início > Unipampa abre 250 vagas para letras ead
Data de Publicação 26/01/2017 - 12:19 Atualizado em 20/02/2017 - 14:56 9323 visualizações

Unipampa abre 250 vagas para Letras EAD

Cacequi, Hulha Negra, Itaqui, Quaraí e São Sepé receberão polos
Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), lançou na última quarta-feira (25) o edital para o processo seletivo de ingresso no Curso de Graduação Licenciatura em Letras Português na modalidade à distância 2017/1. O período de inscrições abre nesta quinta-feira (26) e fica disponível até 17 de fevereiro.

No processo serão disponibilizadas 250 vagas, sendo: 50 vagas no Polo UAB Cacequi, 50 em Hulha Negra, 50 em Itaqui, 50 em Quaraí e 50 em São Sepé. A não ser Itaqui, nenhum dos outros municípios que serão Polo UAB da Unipampa possuem campus da Universidade ou instalações de qualquer outra instituição de ensino superior.

As inscrições devem ser feitas no portal de Processos Seletivos da Unipampa. A seleção dos candidatos será feita exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2013, 2014, 2015 ou 2016.

A publicação da lista de selecionados e suplentes deverá ser divulgada no dia 22 de fevereiro. Para a matrícula, o estudante deverá comparecer até a Secretaria do Polo UAB escolhido no momento da inscrição, nos dias 02 e 03 de março.

De acordo com o vice-reitor da Unipampa, Maurício Vieira, a educação à distância é uma forma de democratizar não só o ensino superior na sua formação inicial, como também projetos de extensão, de capacitação e de instrumentalização. “O EAD representa uma ampliação e, ao mesmo tempo, a possibilidade de chegarmos a locais onde o ensino, de forma presencial, ainda não chegou. Isso representa para o futuro da educação superior maiores oportunidades, um cardápio de sugestões, de oferta, de capacitações e de situações. Representa uma ampliação da educação superior em todos os sentidos, cenários, regiões”, explica ele.

Mas Vieira alerta que, na modalidade à distância, é necessário uma postura diferenciada. “O aluno do EAD, além das características necessárias no presencial, deve ter outras também. Necessita cuidado com a leitura, estabelecer uma rotina de trabalho, uma perspicácia com os instrumentos tecnológicos. Ela também exige mais do hábito da leitura e da interpretação que, talvez, a presencial não atenham com tanta veemência.”, ressalta.

Sobre a UAB

Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. Prioritariamente, os professores que atuam na educação básica da rede pública são atendidos, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.

O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País". Fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apoia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Além disso, incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratégicas.

O Sistema UAB funciona como articulador entre as instituições de ensino superior e os governos estaduais e municipais, com vistas a atender às demandas locais por educação superior.

Essa articulação estabelece qual instituição de ensino deve ser responsável por ministrar determinado curso em certo município ou certa microrregião por meio dos polos de apoio presencial.