Início > Unipampa abre selecao para mestrado profissional em tecnologia mineral
Data de Publicação 21/06/2021 - 16:53 Atualizado em 22/06/2021 - 18:06 845 visualizações

Unipampa abre seleção para Mestrado Profissional em Tecnologia Mineral

Vagas são para o Campus Caçapava do Sul
Por Emanuelle Tronco Bueno

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Mineral da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Caçapava do Sul, abre processo de seleção para mestrado profissional. Os interessados podem se inscrever até o dia 28 de julho pelo sistema Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri). A candidatura será efetivada após o preenchimento da ficha de inscrição on-line e envio dos documentos solicitados no Edital nº 208/2021. As inscrições são gratuitas.

Para participar do processo seletivo, os candidatos devem ser graduados nas áreas: Engenharias, Tecnologia em Mineração, Ciências Exatas e da Terra, Administração, Biologia ou áreas afins. São 10 vagas distribuídas nas três linhas de pesquisa do Programa: Gestão Ambiental e Sustentabilidade na Mineração; Planejamento Mineiro; Prospecção Mineral. Há reserva de vagas para: candidatos técnico-administrativos em educação da Unipampa (2 vagas) e candidatos negros (pretos e pardos), indígenas ou pessoas com deficiência (2 vagas).

Para obtenção do grau de Mestre Profissional em Tecnologia Mineral em uma dessas vertentes de estudo, todo estudante deverá: obter no mínimo 24 créditos em componentes curriculares; ser aprovado em exame de proficiência em língua inglesa; ter publicado pelo menos um trabalho técnico em evento científico; ter aprovada por uma banca examinadora sua dissertação; e, ter encaminhado a versão final da dissertação para homologação com a concordância do orientador. Os detalhes sobre os componentes podem ser consultados no documento da estrutura curricular do Programa.

- Sobre o processo seletivo:

A seleção dos candidatos será realizada on-line, sendo composta por quatro etapas subsequentes: análise da planilha de pontuação do currículo Lattes (até 30 pontos); análise do projeto preliminar de pesquisa (até 30 pontos); análise do memorial da atuação profissional/acadêmica (até 30 pontos); análise do histórico escolar de graduação (até 10 pontos). Serão aprovados os candidatos que obtiverem 60 pontos ou mais.

O resultado final do processo seletivo será divulgado até o dia 16 de setembro e o período de matrícula condicional está agendado para os dias 21 e 22 do mesmo mês.

- Mais informações:

As informações detalhadas do processo seletivo, como cronograma completo e critérios de avaliação, estão descritas no Edital nº 208/2021. Outras dúvidas também podem ser esclarecidas pelo Facebook do Programa ou pelo e-mail ppgtm@unipampa.edu.br.