Início > Unipampa anuncia construcao da cidade reitoria
Data de Publicação 19/11/2018 - 15:20 Atualizado em 27/11/2018 - 10:36 3843 visualizações

Unipampa anuncia construção da Cidade Reitoria

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

Uma reivindicação antiga da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está prestes a ser alcançada. Foi anunciado na última terça-feira, 14, o início das obras da Cidade Reitoria para o próximo ano. O projeto será localizado próximo ao Campus Bagé.

As tratativas para a construção dos prédios começaram há mais de um ano, através da busca do reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, e do pró-reitor de Planejamento e Infraestrutura, Luís Hamilton Pereira Júnior, por recursos no Ministério da Educação.

De acordo com Hansen, a construção da Cidade Reitoria vai resultar em uma economia de quase R$ 1,5 milhões após a conclusão das obras. “Esse valor poderá ser investido em outras ações de custeio da universidade, envolvendo pesquisa, pós-graduação e extensão. A construção, que está sendo pensada pela ótica da sustentabilidade, irá oferecer espaços mais adequados para que os servidores desenvolvam suas atividades”, reforçou o Reitor.

De acordo com pró-reitor adjunto de Planejamento e Infraestrutura, José Waldomiro Rojas, a equipe da Pró-Reitoria fez um grande esforço para que o andamento dos projetos fosse acelerado e a licitação fosse lançada ainda neste ano.

As edificações contemplarão, além de acessibilidade universal, ações sustentáveis tais como: o reuso da água da chuva, captação de energia solar, construção com pavimentos permeáveis, utilização de equipamentos externos de conforto térmico, instalação de bicicletários, construção de telhados verdes em algumas edificações e a utilização de materiais de construção com selo de qualidade ambiental.

A Cidade Reitoria será composta pelo Prédio da Reitoria, dez prédios funcionais para as Pró-Reitorias e Diretorias, Centro de Eventos, Restaurante/ Lancheria, Almoxarifado e depósito, além da área de apoio para servidores, como vestiários, espaço de integração e lazer.

O projeto foi dividido em três partes. Na fase um será construída a infraestrutura básica (terraplanagem, hidrossanitário, drenagem e rede elétrica, urbanização) e sete edificações de aproximadamente 215m² para atender as Pró-Reitorias, Diretorias e Almoxarifado. A fase dois terá quatro edificações de aproximadamente 215m² para atender as Pró-Reitorias e finalização do projeto urbano.

Tags: Gestão