Início > Unipampa diploma 388 profissionais no primeiro semestre de 2019
Data de Publicação 17/09/2019 - 11:52 Atualizado em 17/09/2019 - 12:00 3519 visualizações

Unipampa diploma 388 profissionais no primeiro semestre de 2019

Os campi Bagé e Jaguarão encerram o ciclo de colações de grau
Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou, nos dias 13 e 14 de setembro, respectivamente, as colações de grau dos campi Jaguarão e Bagé, que encerram o ciclo de formaturas do primeiro semestre de 2019. Nos dez campi, a Universidade diplomou 388 novos profissionais em 56 cursos de graduação. As cerimônias de colação de grau ocorreram nos meses agosto e setembro de 2019, divididos em solenidade interna e externa.

Os atos solenes foram presididos pela vice-reitora da Unipampa, Nádia Fátima dos Santos Bucco, que ressalta o orgulho em fazer parte da instituição, “uma Universidade jovem que hoje é uma feliz realidade, trazendo sonhos e possibilidades para a concretização de projetos de vida”. Para os graduados, a vice-reitora deixa a mensagem de que a caminhada para alcançar o sonho da formação de nível superior nem sempre é fácil, “mas hoje estes estudantes se tornam cidadãs e cidadãos mais preparados para o exercício da cidadania”, ressalta Nádia.

Na Unipampa, as cerimônias de colação de grau são de responsabilidade da área de Relações Públicas da Assessoria de Comunicação Social (ACS). O planejamento, a organização e a execução das solenidades internas e externas seguem as normas e regulamentos de cerimonial, protocolo e legislação específica. A coordenadora da ACS e responsável pelo cerimonial universitário, Nara Denise Rubim Quines, ressalta o compromisso do cerimonial com as formaturas institucionais, por serem atos oficiais e acadêmico-administrativos: “as colações de grau são momentos de orgulho para a instituição, pois apresenta à comunidade o resultado de vários anos de trabalho na formação de novos profissionais, sendo essencial o planejamento que siga as normas de protocolo para que evento seja um sucesso”, conclui.

Láurea Acadêmica e Aluno Destaque:

Nas ocasiões, além de conferir grau aos concluintes, a Unipampa contemplou seis estudantes com o mérito da láurea acadêmica, menção conferida aos que apresentaram desempenho acadêmico excepcional ao longo da graduação, conforme critérios analisados pela Comissão de Curso. Neste semestre, os agraciados foram:

- Campus Alegrete: Alexander Ian Ferreira Dutra, curso de Engenharia Civil, e Rodolfo Pilar Londero, do curso de Engenharia Elétrica.

- Campus Dom Pedrito: Thiago Stein, curso de Enologia, e Karina de Souza Almansa, curso de Agronegócio.

- Campus Jaguarão: Helora Ataydes Dilelio Avila, curso de Gestão de Turismo.

- Campus Santana do Livramento: Rithiane de Cerqueira Moraes, curso de Administração, e Douglas Camargo Rodrigues, curso de Ciências Econômicas.

- Campus Uruguaiana: Vanessa Braz Silva, curso de Enfermagem, e Eliandra Buzata Pivoto, curso de Fisioterapia.

Os órgãos de cada área também podem conferir o título de aluno destaque. Neste bloco de colações, a Sociedade Brasileira de Computação conferiu a menção ao estudante do Campus Alegrete, Leonardo Brondani Gonçalves.

Milésimo egresso do Campus Bagé:

Neste ano, foi realizada uma cerimônia que celebrou o “Aluno número mil”, em referência aos mil profissionais formados nos cursos de graduação ofertados pelo Campus Bagé. A celebração contou com momento solene, em que foi apresentado um vídeo com depoimento dos egressos. O diretor do Campus, Cláudio Sonáglio Albano, convidou o primeiro profissional graduado, Luismar Leão Souto, para entregar o diploma simbólico de formado número mil para a bacharela em engenharia química, Gabryella Cerri Mendonça.

Confira alguns registros das cerimônias de colação de grau internas:

• Unipampa forma 388 profissionais no primeiro semestre de 2019
      Colação de grau, solenidade interna, Campus Jaguarão (Foto: divulgação)
    • Unipampa forma 388 profissionais no primeiro semestre de 2019
      Colação de grau, solenidade interna, Campus São Gabriel (Foto: divulgação)
    • Unipampa forma 388 profissionais no primeiro semestre de 2019
      Colação de grau, solenidade interna, Campus São Gabriel (Foto: divulgação)
    • Unipampa forma 388 profissionais no primeiro semestre de 2019
      Colação de grau, solenidade interna, Campus Uruguaiana (Foto: divulgação)
    • Unipampa forma 388 profissionais no primeiro semestre de 2019
      Colação de grau, solenidade interna, Campus Santana do Livramento (Foto: divulgação)
    • Unipampa forma 388 profissionais no primeiro semestre de 2019