Início > Unipampa discute curricularizacao da extensao em encontro na proxima semana
Data de Publicação 05/09/2018 - 15:23 Atualizado em 05/09/2018 - 15:23 2097 visualizações

Unipampa discute curricularização da extensão em encontro na próxima semana

Atividade promovida por Proext e Prograd acontecerá no Campus Bagé
Por Aline Reinhardt da Silveira

As pró-reitorias de Extensão e Cultura (Proext) e Graduação (Prograd) promovem na próxima semana o I Encontro de Curricularização da Extensão na Unipampa. A atividade reunirá coordenadores de curso, coordenadores acadêmicos, coordenadores das comissões locais de extensão, membros dos NDE e dos Nude dos dez campi, além a comissão superior de extensão, para discutir as ações necessárias para inserir a extensão no currículo dos cursos de graduação da Unipampa. O encontro ocorre nos dias 13 e 14 de setembro no Auditório do Campus Bagé.

A curricularização da extensão está prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), sendo que as Universidades têm até 2024 para realizar as adequações necessárias para atendê-lo. A temática a ser debatida no encontro se relaciona diretamente com a estratégia 12.7 do PNE, a qual prevê que as universidades devem “assegurar, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social”.

O encontro contará com a participação da professora Ana Inês Sousa, a qual trabalhou a inserção das ações de extensão na grade curricular dos cursos de graduação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – instituição referência ao implantar a curricularização da extensão –, a qual realizará um relato das experiências no processo desenvolvido.