Início > Unipampa divulga nota publica sobre corte orcamentario
Data de Publicação 30/06/2022 - 15:57 Atualizado em 30/06/2022 - 16:32 1164 visualizações

Unipampa divulga nota pública sobre corte orçamentário

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulgou nesta quinta-feira, 30, uma nota pública sobre o corte orçamentário. O texto da nota está disponível a seguir.

Nota pública da Unipampa sobre o corte orçamentário

Bagé, 30 de junho de 2022.

Na última terça-feira, 28 de junho, no prédio 01 da Reitoria da Universidade Federal do Pampa, em Bagé, aconteceu a reunião de dirigentes com participação dos(as) diretores(as) das unidades acadêmicas, Pró-Reitorias e Reitoria. Na pauta da reunião, discutiu-se sobre o corte do orçamento efetuado pelo governo federal e que foi oficializado no Diário Oficial da União do dia 24 de junho de 2022. Para a Unipampa o impacto foi de R$ 3.577.931,00, o que corresponde a 7,2% do orçamento no referido período. Os impactos afetarão todos os setores da instituição, em ensino, pesquisa e extensão.

Neste sentido, cada Pró-Reitoria apresentou possibilidades de cortes nas respectivas áreas, visando a minimização dos impactos, contudo todas as áreas serão afetadas. Também foram apresentados, pela PROPLAN, possíveis cenários e debatidos os riscos inerentes a cada um.

É importante lembrar que a Universidade Federal do Pampa, nossa UNIPAMPA, é fruto da esperança, da resistência, da luta, da dedicação e do avanço das políticas públicas de expansão universitária, que fazem com que nossa região da campanha e da fronteira oeste tenham Educação Superior Gratuita, Pública, Laica e de Qualidade, que busca a Justiça e a Equidade Social.

O corte divulgado por meio do relatório de receitas e despesas do orçamento irá inviabilizar o funcionamento de serviços essenciais da Universidade. Essa situação atinge diretamente atividades fundamentais de ensino, pesquisa e extensão; visitas técnicas e insumos de laboratórios; assim como todos os serviços prestados por meio de contratos de terceirizados, como limpeza, vigilância, serviços agropecuários, portaria e auxiliares. O contexto é alarmante, pois o corte ocorre nos recursos destinados à manutenção da Instituição. Caso não ocorra a recomposição do orçamento, haverá um real comprometimento da vida universitária.

Neste sentido, deliberou-se pelo esforço de não agravar os prejuízos em uma área maior do que em outra, pois o entendimento é de que ensino, pesquisa e extensão são atividades-fim indissociáveis e o desinvestimento nestas áreas precariza a qualidade do ensino superior.

Como encaminhamento conjunto, foram acordadas prioridades institucionais, sendo essas a não demissão de terceirizados e manutenção dos valores do Restaurante Universitário e das políticas de assistência estudantil como um todo. Nas próximas semanas, novas reuniões de acompanhamento serão realizadas para tomada de decisões, levando o debate a toda a comunidade universitária.

A íntegra da nota pública também está disponível neste link.

• Foto de reunião de gestores da Unipampa
      Após reunião realizada no dia 28, Unipampa divulga nota pública sobre corte orçamentário
Tags: Gestão