Início > Unipampa divulga professores selecionados no curso de servico de atendimento educacional
Data de Publicação 18/11/2022 - 15:50 Atualizado em 18/11/2022 - 15:52 1870 visualizações

Unipampa divulga professores selecionados no curso de Serviço de Atendimento Educacional Especializado

Foram 600 professores selecionados para o curso que tem como foco educandos da Educação Especial na perspectiva inclusiva
Por Micael dos Santos Olegário

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulgou lista com os professores selecionados no curso de “Serviço de Atendimento Educacional Especializado para educandos públicos da Educação Especial e na perspectiva inclusiva”. Foram selecionados 600 professores de escolas públicas de todo o Brasil para participar do aperfeiçoamento on-line. O curso é promovido pela Unipampa, em conjunto com a Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação do Ministério da Educação (Semesp-MEC) e faz parte das ações do Programa de Extensão Tertúlias Inclusivas no Pampa. Além disso, a iniciativa vai contar com participação do grupo de pesquisa Inclusive.

Entre os dias 23 e 25 de novembro, os/as selecionados/as precisam confirmar sua matrícula e cadastro através de um link que receberão no e-mail. Em caso de desistência, os suplentes podem assumir as vagas. No total foram registradas 1628 inscrições, segundo as coordenadoras do curso, Claudete da Silva Lima Martins e Francéli Brizolla, esse número demonstra o grande interesse dos professores de todo o Brasil na temática do Atendimento Educacional Especializado (AEE). “Estamos trabalhando muito, especialmente desde o mês de outubro, para preparar todo o material que será utilizado no curso e muito animados com a receptividade pela proposta”, destaca Claudete.

O início das atividades do curso será realizado no dia 03 de dezembro, através de evento on-line, a data escolhida para início marca também o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. O curso terá carga horária de 180 horas, com previsão de duração até maio de 2023.

A iniciativa de aperfeiçoamento online está sendo organizada em seis módulos, batizados de tertúlias, que abordarão diferentes perspectivas sobre o trabalho do Serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Entre os temas estão, o histórico e estrutura legal e formativa (1° tertúlia); apoio pedagógico colaborativo aos estudantes (2ª tertúlia); percursos curriculares individualizados (3ª tertúlia); planejamento acessível (4ª tertúlia); acessibilidade pedagógica e quebra de barreiras à presença, participação e aprendizagem (5ª tertúlia); e, por fim, uma segunda etapa do planejamento acessível com a proposta de realização de oficinas de construção de planejamentos (6ª tertúlia).

Os/as participantes serão divididos em turmas e as atividades serão realizadas por meio da plataforma Google Classroom. Ao final, os/as professores/as que concluírem as atividades do curso receberão certificado. “Nossa expectativa é que, a partir dos conteúdos escolhidos e do delineamento previsto para as atividades, seja possível capacitar professores/as para atuar na perspectiva do AEE integrado ao contexto da escola comum, em atitude colaborativa com os demais professores(as) e profissionais da educação”, comenta a coordenadora, Francéli Brizolla. Ainda de acordo com a professora, o curso possibilita a quebra de barreiras por meio da acessibilidade pedagógica, o que colabora para o desenvolvimento educacional de estudantes com deficiência.

Dúvidas podem ser encaminhadas para e-mail: tertuliasaee@gmail.com.

Com informações de Cristiane Bueno da Rosa de Azambuja