Início > Unipampa divulga resultado de pesquisas sobre atividades de ensino remoto emergenciais
Data de Publicação 23/12/2020 - 16:31 Atualizado em 23/12/2020 - 17:27 464 visualizações

Unipampa divulga resultado de pesquisas sobre Atividades de Ensino Remoto Emergenciais

Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), promoveu, na última semana, dois seminários para apresentação dos resultados das pesquisas sobre Atividades de Ensino Remoto Emergenciais (Aeres) realizadas com discentes e docentes. Os eventos, realizados respectivamente nos dias 15 e 17 de dezembro, foram transmitidos pelo canal da Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Unipampa no YouTube e estão disponíveis na plataforma.

O objetivo das pesquisas é realizar um diagnóstico preliminar sobre o primeiro semestre de 2020 e conhecer as impressões sobre o ensino remoto, bem como, as dificuldades enfrentadas pelos discentes e docentes da Unipampa. Quem ainda não participou da pesquisa, pode responder os questionários que continuam abertos à comunidade acadêmica. A Prograd salienta que a participação de todos é muito importante para que as sugestões possam ser analisadas e implantadas no segundo semestre letivo de 2020, que inicia no dia 1º de fevereiro.

Formulário para docentes

Formulário para discentes

Os eventos foram conduzidos pelo pró-reitor e pela pró-reitora adjunta de Graduação, respectivamente, Pedro Kemerich e Shirley Nascimento. Para o reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, este momento de excepcionalidade é, também, de desafios para todos perante uma nova realidade. “Precisamos primar pelo ensino de qualidade e para que isso se mantenha, nós sabemos que algumas correções de rumo são necessárias e este constante monitoramento é fundamental”, afirma. Além disso, o reitor destaca que ouvir a comunidade acadêmica é fundamental na continuidade e no aprimoramento das Aeres.

 

Seminário: Resultado da Pesquisa de Avaliação das Aeres pelos Discentes

Na categoria discente, o número de respondentes foi de 1.510. A maioria esteve matriculada em cinco componentes curriculares e utilizou o notebook (75%) para realizar as atividades síncronas e assíncronas durante as Aeres. Dos 1.510 participantes, 81,9% possuem exclusividade para uso dos equipamentos. Quanto à principal dificuldade enfrentada no acompanhamento das aulas síncronas, 53,7% dos discentes responderam a inexistência de local adequado para assistir às aulas e realizar as atividades.

Para assistir ao evento e conhecer todos os resultados obtidos até o momento, clique no vídeo abaixo:

 

 

 

Seminário: Resultado da Pesquisa de Avaliação das Aeres pelos Docentes

A pesquisa realizada com os docentes recebeu diversas sugestões de melhorias sobre as ferramentas e sistemas utilizados durante as Aeres, entre elas: ampliação das possibilidades de usos de ferramentas; segurança no uso das plataformas; aquisição de licença de uma plataforma de ensino completa; necessidade de formas pedagógicas para as Aeres; um canal mais rápido de comunicação para suporte on-line para uso das ferramentas. Quanto à plataforma utilizada para as aulas, 95,4% dos professores responderam que usam o Google Meet.

Assista ao seminário completo e conheça os resultados apontados pelos docentes.