Início > Unipampa divulga termo de adesao ao sisu 2017
Data de Publicação 19/12/2016 - 13:00 Atualizado em 09/01/2017 - 19:23 4896 visualizações

Unipampa divulga Termo de Adesão ao Sisu 2017

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

Para o ingresso no ensino superior no ano de 2017 a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) oferece 3.180 vagas em 64 cursos, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Na última sexta-feira (16) a instituição divulgou o Termo de Adesão 2017 ao Sistema, onde os concorrentes obtém a classificação através das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para disputar as vagas em toda a rede federal de ensino superior.

O Ministério da Educação (MEC) deve divulgar o resultado do Enem 2016 no dia 19 de janeiro e publicar o edital com as normas e o cronograma do Sisu 2017. É com base nesse documento que as instituições participantes preparam seus editais próprios. Após a divulgação das classificações, a Unipampa deve publicar o cronograma dos processos seletivos dos cursos de graduação da instituição.

Das vagas ofertadas, 1592 atendem ao disposto na Lei Federal 12.711/12 e 67 são destinadas às ações afirmativas da Universidade.

Ações afirmativas

Além da reserva de vagas para pessoas com deficiência, neste ano, a Unipampa inova com o Instrumento de Inclusão Regional para Ingresso no Curso de Medicina. Os candidatos de 16 municípios do Rio Grande do Sul que realizaram o Enem em 2016 poderão contar com um diferencial para ingressar no curso de Medicina da Unipampa e terão um acréscimo de 20% na nota final do candidato no Enem.

Terão direito ao argumento de Inclusão Regional os candidatos que tiverem cursado todo o ensino médio em escolas regulares e presenciais dos municípios de Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel, Uruguaiana, Barra do Quaraí, Quaraí, Maçambará, Manoel Viana, Rosário do Sul e Santa Margarida do Sul. O acréscimo de 20% na nota final do candidato no Enem terá efeito, apenas, classificatório.

Os candidatos que tiverem concluído o ensino médio através do Enem, exame supletivo ou equivalente, deverão comprovar residência em algum dos municípios de abrangência da inclusão regional nos três anos que antecedem a sua candidatura ao curso de Medicina. Os possíveis beneficiários tanto do instrumento de inclusão regional quanto da política de reserva de vagas, definida pela Lei nº 12.711/2012, deverão optar por uma dessas duas ações afirmativas, não sendo permitida a sua aplicação cumulativa. O instrumento é válido somente para o curso de Medicina.

Como acompanhar o processo seletivo da Unipampa?

Os estudantes interessados em ingressas na Universidade devem ficar atentos à divulgação das notas do Enem, pois essa será a base para a classificação no Sisu. O site do MEC possibilita que o candidato acompanhe as novidades, assim como o do Sisu.

A Unipampa disponibiliza o site Sisu Unipampa, onde podem ser encontradas informações sobre os cursos da Universidade, além da divulgação dos resultados do processo seletivo.

Tags: SISU