Início > Unipampa doara 52 notebooks novos para estudantes indigenas quilombolas e com deficiencia em
Data de Publicação 25/08/2020 - 16:29 Atualizado em 25/08/2020 - 16:29 2078 visualizações

Unipampa doará 52 notebooks novos para estudantes indígenas, quilombolas e com deficiência em situação de vulnerabilidade social e econômica ingressantes pelas ações afirmativas

Projeto de Inclusão Digital da Unipampa recebe R$ 103 mil do Ministério Público do Trabalho para aquisição de notebooks
Por Franceli Couto Jorge

Com o objetivo de oportunizar aos estudantes ingressantes por meio das Ações Afirmativas a participação nas Atividades de Ensino Remoto Emergencial, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) doará 52 notebooks novos. A aquisição dos equipamentos foi realizada por meio da submissão de um Projeto de Inclusão Digital ao Ministério Público do Trabalho, no valor de R$ 103 mil. A ação beneficia 35 estudantes indígenas e quilombolas e 17 com deficiência, em situação de vulnerabilidade social e econômica, distribuídos em oito campi.

Os equipamentos já foram adquiridos e devem ser entregues em até 10 dias, em Uruguaiana, município sede do Ministério Público do Trabalho na região. Segundo o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Edward Pessano, autor do projeto, a disponibilização dos equipamentos soma-se às demais ações desenvolvidas pela Unipampa como, por exemplo, os editais de monitoria e do Plano de Permanência, que inclui o auxílio à inclusão digital, no valor de R$ 95 mensais, para que os estudantes beneficiários possam adquirir pacotes de internet para uso em aparelhos celulares e que poderão ser roteados aos notebooks.

Além disso, Pessano afirma que a ação promove a inclusão social, minimiza o impacto da pandemia nos processos de oferta de ensino, melhora as condições de acesso às atividades de ensino remoto por meio de equipamentos de informática apropriados, promove o desenvolvimento social e cultural da população em vulnerabilidade e fortalece as Políticas de Assistência Estudantil.

Os estudantes beneficiários do projeto serão contatados pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) para agendamento do recebimento dos equipamentos, após a instalação dos softwares pela equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC).