Unipampa e Assembleia Legislativa do RS unem esforços pelo Hospital Universitário do Pampa
A implementação do Hospital Universitário do Pampa (HUP), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), foi destaque em dois atos realizados pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), na última quarta-feira, 4 de junho. Por iniciativa do deputado Tiago Cadó (PDT), o Parlamento Gaúcho instalou oficialmente a Frente Parlamentar e realizou o Grande Expediente que enfatizaram a importância do projeto para reduzir o déficit atual de 459 leitos hospitalares na Fronteira Oeste – conforme a Portaria nº 1101/02 do Ministério da Saúde, que estabelece parâmetros para a quantidade de leitos por habitante.
Além de contribuir com a qualificação da assistência à saúde e com a formação acadêmica nas áreas da saúde e afins, o hospital deverá gerar cerca de 900 empregos diretos e impulsionar a economia local, com efeitos positivos nos setores de habitação, comércio, alimentação e serviços. A proposta desenvolvida pela Unipampa prevê a implementação de 180 leitos hospitalares com investimento estimado de R$ 300 milhões, no Campus Uruguaiana.
Na ocasião, o deputado Tiago Cadó salientou que é necessário acabar com a “ambulancioterapia”, pois muitas pessoas precisam se deslocar 700 quilômetros para receberem atendimento especializado, como é o caso de quem necessita de um leito em UTI neonatal. “A distância custa caro no que mais importa e que é a grande riqueza da Fronteira Oeste: a nossa gente, nossa população. Somos meio milhão de pessoas que se distribuem em 13 cidades organizadas no Corede Fronteira”, ressaltou o parlamentar. O deputado esclareceu ainda que a proposta do Hospital Universitário do Pampa prevê a localização em Uruguaiana, por ser o campus da área da Saúde da Unipampa.
Para o reitor da Unipampa, Edward Pessano, que acompanhou os dois atos em Porto Alegre, a formação da Frente Parlamentar Gaúcha em prol do Hospital Universitário do Pampa é muito importante para aumentar o apoio e atuação do parlamento em várias frentes e instituições que façam com que o Hospital Federal cada vez mais se torne uma realidade. “A Frente pode fazer uma aproximação junto às organizações dos municípios e, também, tem uma força política muito grande para se comunicar diretamente com o Governo do Estado do RS e, até mesmo, com os Ministérios da Saúde e da Educação”, explicou o dirigente.
Em relação ao Grande Expediente da ALRS, Pessano destacou a manifestação de apoio ao projeto do Hospital por vários deputados, de todos os partidos políticos. “Foi um momento muito importante, muito especial. Isso também é uma manifestação da Casa do Povo Gaúcho reconhecendo a importância da Fronteira Oeste, do município de Uruguaiana e da Unipampa na formação de pessoas e no atendimento à saúde, que vai qualificar também o desenvolvimento regional”, salientou o reitor da Unipampa.
Além do presidente da ALRS, Pepe Vargas, participaram das solenidades a deputada Sofia Cavedon, parceira da Unipampa no apoio e defesa do projeto; a subdefensora pública-geral do Estado para Assuntos Institucionais, Silvia Pinheiro de Brum; o prefeito de Barra do Quaraí, Maher Jaber, representando os prefeitos da região; o presidente da União dos Legislativos da Fronteira Oeste (ULFRO), vereador Mario Augusto; a diretora do Campus Uruguaiana da Unipampa, professora Cheila Stopiglia; entre outras representações do projeto e parlamentares.
Texto: Irineu Fontela com edição da SRCE/Unipampa
Fotos: Lauro Alves e Lucas Kloss/ALRS
Últimas notícias
-
14/06/2025 - 14:19
-
13/06/2025 - 13:54
-
12/06/2025 - 13:33
-
12/06/2025 - 13:27
-
11/06/2025 - 16:47