Início > Unipampa e embrapa discutem estrategias para cooperacao com foco no desenvolvimento regional
Data de Publicação 27/05/2022 - 11:43 Atualizado em 27/05/2022 - 11:43 552 visualizações

Unipampa e Embrapa discutem estratégias para cooperação com foco no desenvolvimento regional

Reunião aconteceu na sede da Embrapa em Bagé

Representantes da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) participaram de reunião para discussão de estratégias de atuação conjunta, visando o desenvolvimento regional. O encontro aconteceu quarta-feira, 25, na sede da Embrapa em Bagé e reuniu gestores, pesquisadores e professores das duas organizações. 

Conforme o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pecuária Sul, Marcos Borba, a iniciativa deverá culminar na assinatura de um termo de cooperação técnica entre as duas instituições. Entre as ideias iniciais, estão a participação de alunos da Unipampa em atividades de extensão em parceria com a Embrapa; a construção de projetos com participação conjunta de professores e pesquisadores; e a criação de um grupo permanente para reflexão e discussão de temas de interesse regional, como inteligência territorial, tendências dos sistemas agroalimentares e análise do cenário das principais cadeias produtivas da região. 

De acordo com o reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, as duas instituições já realizam diversos projetos em parceria, sobretudo com o campus Bagé, no entanto, isso pode ser ampliado. “Vislumbramos possibilidades de ampliar parcerias em ensino, pesquisa e extensão com os dez campi e a curricularização da extensão que está sendo implementada, pode ser a principal conexão entre Embrapa e Unipampa para a realização de projetos em conjunto”, comenta Roberlaine Jorge.

Além de pesquisadores da Embrapa e professores das áreas das engenharias de produção, de alimentos, química e de computação e do curso de matemática aplicada, participaram do encontro o pró-reitor de extensão e cultura da Unipampa, Paulo Rodinei Lopes, o diretor do campus Bagé da universidade, Alessandro Carvalho Bicca, e o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia Gustavo Silva. 

Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada (PPGCAP)

Atualmente, Unipampa e Embrapa mantêm em parceria um mestrado na área de Agroinformática, desenvolvido dentro do Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada (PPGCAP). O Programa conta com dez docentes permanentes, sendo cinco da Unipampa – todos doutores na área de Computação – e cinco da Embrapa Pecuária Sul – doutores pesquisadores das áreas de Agronomia, Zootecnia e Medicina Veterinária. O PPGCAP tem como objetivo aplicar técnicas computacionais para solução de problemas da produção agropecuária. Tendo como foco principal as tecnologias para produção rural, as linhas de pesquisa se baseiam em: agropecuária de precisão e modelagem computacional do sistema solo-planta-animal.

Os trabalhos desenvolvidos no programa de mestrado abordam, de forma geral, o desenvolvimento de produtos de hardware e software para apoio à tomada de decisão de produtores rurais; controle de equipamentos agrícolas; redes de sensores para coleta de dados; ciência de dados; otimização de processos produtivos; e reconhecimento de imagens, entre outros.

Acesse algumas dissertações desenvolvidas no mestrado: Dissertações PPGCAP

Com informações de Felipe Rosa/Embrapa Pecuária Sul
 

 

    • Foto colorida da reunião entre representantes da Unipampa e da Embrapa em auditório da sede da Embrapa em Bagé
      Representantes da Unipampa e da Embrapa se reúnem para desenvolver estratégias de atuação conjunta para desenvolvimento regional - Foto: Embrapa
    • Foto colorida da reunião entre representantes da Unipampa e da Embrapa em auditório da sede da Embrapa em Bagé
      Objetivo da reunião é ampliar parcerias entre Unipampa e Embrapa em termos de pesquisa e extensão - Foto: Embrapa