Início > Unipampa e universidade tecnologica do uruguai discutem acoes de integracao
Data de Publicação 19/02/2020 - 10:18 Atualizado em 19/02/2020 - 10:18 1288 visualizações

Unipampa e Universidade Tecnológica do Uruguai discutem ações de integração

Por Franceli Couto Jorge

Na segunda-feira, 17, pela manhã, representantes da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e da Universidade Tecnológica do Uruguai (Utec) reuniram-se no Gabinete da Reitoria da Unipampa, em Bagé, para discutir ações de integração entre as instituições. Na pauta do encontro esteve o desenvolvimento de pesquisas conjuntas, a formação de um Grupo de Trabalho e a realização de um evento em parceria.

O reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, propôs a formação de um Grupo de Trabalho (GT) para a criação de um curso em parceria entre as duas instituições. O reitor sugeriu que o GT seja focado em uma área específica para a elaboração de um projeto piloto de graduação ou pós-graduação, obedecendo às legislações vigentes nos dois países.

Para o diretor do Instituto Regional Norte (ITR), Felipe Fajardo, é importante que ambas as instituições trabalhem para desenvolver pesquisas em conjunto e convidou a Unipampa para participar do projeto do Parque Tecnológico. Já o professor do ITR Norte, Marcelo Ubal, desejou que as ações de integração entre as instituições sejam além do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), que foi organizado por três anos consecutivos em colaboração entre Unipampa e Utec, em Santana do Livramento, no Brasil, e Rivera, no Uruguai.

Por fim, as instituições definiram a realização de um Seminário de Integração entre Unipampa e Utec para discutir as ações conjuntas. O evento está previsto para ser realizado no dia 15 de abril de 2020, em Santana do Livramento, e deve contar com a presença dos dirigentes da Unipampa, das Pró-Reitorias de Graduação (Prograd), de Extensão e Cultura (Proext), de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), da Diretoria de Assuntos Estratégicos e de Relações Institucionais e Internacionais (Daeinter), da direção do Campus Santana do Livramento e de representantes da Utec.

O diretor do Campus Santana do Livramento, Rafael Schmidt, a coordenadora de Relações Internacionais da Daeinter, Paula Oliveira Pinheiro, e o analista de Relacionamento Internacional da Utec, Matías López Pérez, também participaram da reunião.

Unipampa e Universidade Tecnológica do Uruguai discutem ações de integração - Foto: Paula Pinheiro