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Data de Publicação 13/05/2024 - 10:49 Atualizado em 13/05/2024 - 10:52 285 visualizações

Unipampa emite orientações e informações complementares referentes às atividades de ensino, pesquisa e extensão durante o período de excepcionalidade

PROGRAD, PROPPI e PROEC promovem também momento de diálogo e acolhida via Google Meet no dia 13 de maio

Por meio do Ofício Circular nº 7/2024, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulgou orientações e informações adicionais referentes às atividades de ensino, pesquisa e extensão durante o atual período de excepcionalidade, em conformidade com a Portaria Unipampa n.º 699, de 10 de maio de 2024.

A suspensão das aulas de graduação e pós-graduação, tanto presenciais quanto a distância (EaD), foi estendida até 18 de maio, conforme estabelecido na referida portaria. A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPI) e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) colaboram conjuntamente para reiterar e complementar as orientações fornecidas.

Destacam-se as seguintes diretrizes:

Aulas: Durante o período de suspensão das aulas, tanto presenciais quanto online, os discentes não serão prejudicados. Após o retorno das atividades presenciais, será ajustado um novo Calendário Acadêmico, com orientações específicas para a recuperação da carga horária mínima prevista nos componentes curriculares. Quando retomadas as aulas, discentes em situação de vulnerabilidade, com dificuldades de acesso presencial, poderão solicitar licença por força maior.

Atividades Práticas: As atividades práticas dos cursos de Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde poderão ser mantidas mediante orientação da Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU). Outras atividades práticas, desde que não caracterizadas como aulas, poderão ser mantidas conforme decisão da comissão de curso, contanto que seja garantida a participação dos/as acadêmicos/as, sem prejuízo a esses/as.

Estágios: Docentes orientadores ou coordenadores de estágio devem dialogar com os discentes e unidades concedentes para verificar a viabilidade da continuidade das atividades de estágio. Em caso de impossibilidade, um termo aditivo ao Termo de Compromisso de Estágio (TCE) deve ser exarado.

Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações e Teses: A orientação e a defesa de trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses podem ocorrer no formato virtual, caso seja possível a participação dos envolvidos, em especial a dos/as discentes.

Projetos de Ensino, Inovação, Pesquisa e Extensão: Orienta-se a manutenção das atividades desses projetos, desde que observadas as condições de segurança dos envolvidos. Sugere-se também que sejam feitos registros das novas ações de enfrentamento aos danos provocados pelas enchentes, para, se possível, futuro cômputo de carga horária.

Momento de diálogo e acolhida:

Além disso, as três pró-reitorias irão realizar um momento de escuta, diálogo e acolhimento para toda a comunidade acadêmica no dia 13 de maio de 2024, das 15h às 17h, através do Google Meet. Link de acesso à sala (a partir do e-mail institucional): https://meet.google.com/uut-vepa-ayt.

A Universidade expressa solidariedade aos afetados pela catástrofe no estado e agradece àqueles que se colocam à disposição para auxiliar nas ações solidárias.

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