Início > Unipampa firma protocolo de intencoes com universidade federal da fronteira sul
Data de Publicação 30/01/2020 - 10:03 Atualizado em 30/01/2020 - 10:46 1437 visualizações

Unipampa firma protocolo de intenções com a Universidade Federal da Fronteira Sul

Por Franceli Couto Jorge

O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Roberlaine Ribeiro Jorge, e o reitor em exercício da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Gismael Francisco Perin, assinaram, na quarta-feira, 29, um protocolo de intenções entre as instituições. O objetivo do documento é propiciar condições para o estabelecimento de ações conjuntas visando o desenvolvimento e a realização de pesquisa, ensino, extensão e capacitação de recursos humanos em nível de graduação e pós-graduação para ambas.

De acordo com o reitor da Unipampa, a gestão da universidade tem como um dos seus pilares a ampliação das parcerias interinstitucionais, buscando compartilhar experiências nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão. "Nesse primeiro mês já estamos finalizando um acordo de cooperação com a Universidade Autônoma do Estado do México e mais dois protocolos de intenções com a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). No caso da UFFS em particular, a parceria tem outras características, podendo trazer retornos mais imediatos", afirma

Segundo o diretor de Relações Institucionais e Internacionais, Pedro Madruga, o protocolo de intenções é o primeiro passo para o estabelecimento de convênios. “A partir disso, cada diretoria e pró-reitoria cria suas demandas para que se faça um convênio específico”, explica o diretor. Entre as possibilidades estão a transferência de tecnologia, convênios de internacionalização, realização de pesquisas em conjunto e estágios.

As duas universidades possuem algumas semelhanças como o período de criação, a proximidade com a fronteira e a multicampia. “Precisamos dessa aproximação para fazer um trabalho conjunto, então, temos muitas expectativas quanto a esse protocolo”, afirma Madruga.

    • Protocolo de intenções é assinado entre Unipampa e UFFS - Foto: Jeferson Selbach
      Protocolo de intenções é assinado entre Unipampa e UFFS - Foto: Jeferson Selbach
    • Protocolo de intenções é assinado entre Unipampa e UFFS - Foto: Jeferson Selbach
      Protocolo de intenções é assinado entre Unipampa e UFFS - Foto: Jeferson Selbach