Início > Unipampa inicia transmissao de conteudo pelo whatsapp e sms
Data de Publicação 24/06/2020 - 16:56 Atualizado em 24/06/2020 - 19:09 3066 visualizações

Unipampa inicia transmissão de conteúdo pelo WhatsApp e SMS

Iniciativa implementada pela DTIC busca ampliar a comunicação com a comunidade acadêmica
Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), desenvolveu novos canais de comunicação para se aproximar da comunidade acadêmica e mantê-la atualizada sobre a Instituição. A partir desta semana, discentes e servidores irão receber as informações sobre a Universidade por meio de mensagens no celular. São dois novos serviços: o de mensagens curtas (Short Message Service/SMS) e o aplicativo WhatsApp.

Conforme o reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, “quanto maior o número de canais de comunicação, maior será o número de pessoas atingidas, permitindo a realização de manifestações censitárias, direcionando para públicos específicos”. Além disso, o reitor enfatiza que a disponibilidade do uso de SMS e de WhatsApp em grande escala abre um leque de possibilidades, estreitando cada vez mais a relação da gestão com a comunidade acadêmica.

O diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Unipampa, Robson Gonçalves, explica que, inicialmente, os canais serão, apenas, para envio de mensagens, não havendo a possibilidade de resposta por parte do usuário. A vantagem desses canais, além de atingir o público que não tem acesso à internet, é obter as estatísticas de recebimento. Gonçalves conta que outros serviços deverão ser implementados no segundo semestre de 2020, permitindo o atendimento aos discentes, principalmente, pelo WhatsApp. No formato atual, os dados precisam ser inseridos manualmente pela DTIC.

A Reitoria da Unipampa esclarece que nenhum dado será solicitado por meio desses canais. Caso algum campus utilize conta de WhatsApp para contatar os discentes, a informação será publicada no site da respectiva Unidade Universitária (campus).

Pesquisa sobre o nível de acesso aos meios digitais

A partir dos novos canais de comunicação, a Unipampa busca informar (por SMS) os discentes que não têm acesso à internet ou aqueles que não utilizam o e-mail institucional (via WhatsApp) sobre a pesquisa realizada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), que tem como objetivo identificar os equipamentos disponíveis de discentes e servidores para estudo e trabalho, a forma de acesso à internet e o nível de conhecimento e uso das plataformas digitais.

Se você é estudante e ainda não preencheu o questionário, acesse: Consulta aos discentes sobre o nível de acesso aos meios digitais

Se você é servidor e ainda não participou da pesquisa, acesse: Consulta aos docentes e técnico-administrativos em educação sobre o nível de acesso aos meios digitais