Início > Unipampa inicia tratativas para convenio com inpe
Data de Publicação 22/07/2016 - 16:30 Atualizado em 22/07/2016 - 16:53 2818 visualizações

Unipampa inicia tratativas para convênio com Inpe

Parceria pode gerar até mestrado pioneiro na América Latina
Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

Com o objetivo de tratar sobre convênios e parcerias, o reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Marco Antonio Fontoura Hansen, participou de uma reunião com o chefe do Centro Regional Sul do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ronald Buss de Souza, na última semana. O encontro ocorreu na cidade de Santa Maria.

De acordo com o reitor da Unipampa, a ideia dos convênios é propiciar estágios, cursos condensados e de capacitação. “Ainda estamos na fase de tratativas para o acordo de cooperação, mas queremos uma parceria em que os estudantes possam, inclusive, contar com a orientação ou coorientação para trabalhos de conclusão de curso. O Inpe tem como meta receber e formar alunos e é isso que nós pretendemos estabelecer”, assegurou ele.

Segundo Hansen, o convênio com o Inpe, uma das maiores instituição de pesquisa do Brasil, deve ser assinado o mais breve possível, no máximo no início de 2017 ele deve estar em funcionamento.

Hoje o Centro Regional Sul conta com cinco grandes projetos de pesquisas e vai oferecer, através do convênio, oportunidades de estágios para estudantes nas áreas de:

Nanossatélites – Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Computação e Física;

Geoprocessamento e Mapeamento Temático no Bioma Pampa – Oportunidades na área de Engenharia Ambiental, Ciências Biológicas, Geologia e Geofísica;

Comunicação de Alto Desempenho – Engenharia de Computação;

Processos de Interação do Clima Espacial – Física, Engenharia Ambiental, Geologia e interessados em geoprocessamento;

Projeto Antártico – Física e Engenharia Elétrica.

Mestrado Internacional em Ciências e Política Espacial

Na oportunidade foi conversado sobre a possibilidade de construir um curso de Mestrado Profissional Internacional em Ciências e Política Espacial para a América Latina e Caribe, em uma parceria tripartite entre o Inpe, a Universidade Federal de Santa Maria e a Unipampa, que será a proponente do projeto. O curso terá vinculação com a Organização das Nações Unidas (ONU), Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e Ministério da Educação. “Esse projeto será pioneiro no Brasil, na América Latina e Caribe. Um trabalho muito interessante que propiciará a vinda de estrangeiros e algumas vagas serão reservadas para a comunidade interessada nessa temática. Será um grande avanço para a Universidade, uma parceria desse nível, com o maior centro de pesquisa do país que reúne em torno de 1300 pesquisadores do quadro de servidores e mais 2500 bolsistas, além da já consolidada Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)”, contou Hansen.

O Mestrado oferecerá oportunidades para as áreas de Ciências Espaciais, Engenharia Aeroespacial e Comunicação, Ciências Atmosférica e Oceânicas, Observação da Terra e Política Espacial, com espaço inclusive para a área do Direito.

“O Brasil é um dos países que detêm uma excelente tecnologia nesta área. Esse é um dos grandes pontos que propiciará estágios, cursos, para os nossos alunos e professores interessados na temática”, enfatizou o reitor.

O projeto já existe na forma de especialização e agora irá ser adaptado por uma equipe multidisciplinar envolvendo docentes da Unipampa e dos outros parceiros, que tenham perfil e o currículo voltado para o assunto.

“Nessa oportunidade, o Inpe colocou à disposição toda a sua estrutura de auditórios, ambientes de pesquisa e outros espaços para que os alunos da Unipampa, interessados no temas estudados pelo Instituto, desenvolvam suas atividades, pesquisas, trabalhos de conclusão de curso. Essas portas se abriram. É um ambiente fantástico de troca de informações, de conhecimentos e avanços”, conjecturou Hansen.

O reitor da Unipampa e o chefe do Centro Regional Sul do Inpe estiveram reunidos para tratar sobre novos convênios. Foto: Divulgação Unipampa

Tags: Gestão