Unipampa integra reunião da Andifes marcada por debate sobre extensão e eleição da nova diretoria
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) marcou presença na 206ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), realizada entre os dias 23 e 25 de julho, em Natal (RN). A vice-reitora da Unipampa, professora Francéli Brizolla, participou das atividades do encontro, que reuniu reitores, vice-reitores e dirigentes de universidades federais de todo o país.
No primeiro dia, a programação foi dedicada ao seminário “Curricularização da Extensão”, com foco na integração da extensão universitária à formação acadêmica, discutindo caminhos, obstáculos e perspectivas para sua inserção nos currículos de graduação. Em relação a isso, foram apresentados dados da pesquisa do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) 2025, segundo os quais 66,1% dos cursos já possuem componentes de extensão aprovados em seus Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs). De acordo com Francéli Brizolla, a pauta, amplamente discutida durante o seminário, é importante para o fortalecimento da educação pública e, pela primeira vez, foi incluída como tema de debate em uma reunião da Andifes.
Além das discussões sobre a extensão, a reunião teve como um de seus principais momentos a eleição da nova diretoria da Andifes para a gestão 2025–2026, realizada no dia 24 de julho. Foi eleita a diretoria composta pelo reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), José Geraldo Ticianeli, como presidente, e pelas reitoras Camila Ítavo (UFMS), Georgina Gonçalves (UFRB), Ana Beatriz de Oliveira (UFSCar), e pelo reitor João Alfredo Braida (UFFS), que assumem as vice-presidências.
Na ocasião, a professora Francéli Brizolla, além de participar da votação, também se reuniu com a nova presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bianca Borges, para dialogar sobre o movimento estudantil na Unipampa. Ela também conversou com o presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Vinícius Soares.
A Unipampa também foi representada na 206° reunião pelo diretor do Hospital Veterinário de Uruguaiana e presidente do Fórum dos Dirigentes de Hospitais Veterinários Universitários (FORDHOV), Inácio Brandolt.
Últimas notícias
-
11/03/2026 - 14:13
-
11/03/2026 - 10:01
-
10/03/2026 - 16:27
-
10/03/2026 - 15:43
-
10/03/2026 - 14:40








