Início > Unipampa lanca campanha para conscientizar sobre problemas relacionados ao trabalho
Data de Publicação 12/07/2021 - 14:31 Atualizado em 12/07/2021 - 14:31 128 visualizações

Unipampa lança campanha para conscientizar sobre problemas relacionados ao trabalho

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), através da Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (Dasst) e Divisão de Perícias (DP), vinculadas à Coordenadoria de Qualidade de Vida e Desenvolvimento de Pessoal (CQVDP) da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), iniciou a campanha #NãoÉNormal que tem como objetivo conscientizar e fazer os servidores refletirem sobre determinadas situações que podem impactar negativamente no ambiente de trabalho. No primeiro vídeo da série, disponível no canal do Youtube da Progepe, será abordada a Síndrome de Burnout.

Os vídeos de curta duração trarão conceitos, definições e peculiaridades sobre o tema de cada mês e são, portanto, o grande diferencial da campanha. De acordo com a equipe da Progepe, a iniciativa surgiu após análise das respostas do formulário enviado pela pasta, para acompanhar os servidores da instituição quanto ao processo de infecção e vacinação relativos à pandemia da Covid-19 e monitorar o estado da saúde mental no mesmo período.

No período de junho a dezembro será enviado pela Dasst e DP, por e-mail, uma cartilha com conceitos, definições e peculiaridades sobre o tema que será abordado no mês. No mesmo material, estarão inclusas dicas culturais, com o intuito de facilitar ainda mais a compreensão do assunto. Os e-mails acompanharão cards com 5 diferentes frases sobre o que #NãoÉNormal, de acordo com o tema abordado em cada mês. São situações que visam gerar reflexão e, se necessário, mudanças de hábitos ou até mesmo busca por ajuda profissional. Além disso, será disponibilizado um vídeo de curta duração com toda a informação descrita, de forma simples e sucinta.

 Você sabe o que é a Síndrome de Burnout? 

A Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, sempre relacionada ao trabalho de um indivíduo. Essa condição também é chamada de “síndrome do esgotamento profissional” e afeta quase todas as facetas da vida de um indivíduo.

Tags: Servidores
randomness