Início > Unipampa lanca primeira edicao da chasque revista eletronica de extensao e cultura
Data de Publicação 22/09/2021 - 18:25 Atualizado em 22/09/2021 - 18:25 1093 visualizações

Unipampa lança a primeira edição da Chasque - Revista Eletrônica de Extensão e Cultura

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proext) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) lançou neste mês a Revista Chasque – Revista Eletrônica de Extensão e Cultura. A iniciativa objetiva divulgar as ações da extensão universitária de forma a favorecer a publicização das atividades extensionistas, tanto na forma científica e técnica quanto na divulgação das boas práticas de extensão. A publicação está disponível no portal da Unipampa.

A Chasque teve seu Projeto inicial concebido em 2019 e sua primeira chamada para artigos foi ainda naquele ano. Desde então a revista recebeu 35 submissões entre artigos, relatos de experiência, exposição fotográfica e resenhas. Foram 40 pareceristas envolvidos nas avaliações das diversas áreas de conhecimento, todos profissionais comprometidos com a extensão e a ciência desenvolvida no ambiente universitário.

A equipe editorial é composta pelos servidores da Unipampa, Márcia Maria Lucchese, Paulo Fernando Duarte Filho, Núbia Siqueira Silva e Isaura Ficagna Azeredo. Fazem parte do Conselho Editorial Ana Paula Scheffer Schell da Silva (UFCSPA), Cristine Machado Schwanke (Unipampa), José Wagner Maciel Kaehler (Unipampa), Miguel Antonio Silveira Ramos (Furg), Renata Ovenhausen Albernaz (UFRGS), Sonia Cristina Mairos Baptista Ferreira (UC, CBR/Portugal) e Taiza Mara Rauen Moraes (Univille). A tradução é feita pela servidora Clarissa Falleiro, e a padronização pela técnica-administrativa, Núbia Silva.

Sobre a edição

Na primeira Edição, são trazidos relatos de experiências e artigos. O relato da Cristiane da Silveira Lima e da Clarissa Santos Silva apresenta as narrativas, dados e reflexões do Programa de Extensão Imagina!, vinculado ao Centro de Formação de Artes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). É um importante relato que envolve a extensão universitária promovida em uma instituição de ensino superior criada recentemente com os princípios orientadores de promover acesso à educação superior como forma de desenvolvimento social e humano da região do Sul da Bahia, além de contribuir para o desenvolvimento da educação básica, bastante deficitária neste território. E da Unipampa, o trabalho da Thais Costa Moura, Gerson de Lima Oliveira e Lauren de Lacerda Nunes avalia a ação extensionista do Projeto LEME desenvolvido no Campus São Borja da Universidade. O projeto prepara estudantes de baixa renda e trabalhadores para que consigam concorrer a vagas na Universidade. Ainda da instituição, o relato elaborado por Bruno Rosa da Rosa, Gilmar Junior Ferraz Bolsan e Carolina Fernandes do grupo PET Letras discute as temáticas sexualidade e identidade de gênero na universidade e projeta essa discussão para o espaço fora dela.

Seguindo na área da educação, o artigo da Adriana Maria Meneghetti e da Bárbara Cristina Lopes relata a elaboração e execução de oficinas de formação de professores na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no Campus Santa Helena. O trabalho do Murilo Santos de Carvalho e da Fábia Milman Krumholz é um relato que aborda a fisioterapia na área da saúde, desenvolvido na Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo.

Acesse e conheça a primeira edição da Chasque - Revista Eletrônica de Extensão e Cultura
Tags: Extensão