Início > Unipampa lanca terceira edicao da unifica
Data de Publicação 12/08/2022 - 11:02 Atualizado em 12/08/2022 - 11:02 1160 visualizações

Unipampa lança terceira edição da Unifica

Revista de jornalismo científico e cultural apresenta ações e projetos da Universidade
Por Micael dos Santos Olegário

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) lança, por meio do curso de Jornalismo do Campus São Borja, a terceira edição da Revista Unifica. A iniciativa busca a produção de jornalismo científico e cultural sobre as ações da instituição. A Unifica serve como um meio de aproximação e integração entre a Unipampa e a sociedade ao dar visibilidade para os projetos e ações de desenvolvimento social da Universidade. A revista foi produzida por estudantes do curso de Jornalismo da Unipampa, orientados pela professora Alciane Nolibos Baccin, na disciplina de Produção de Revista.

A Unifica foi idealizada pela professora Alciane Baccin durante o período de pandemia. A primeira edição foi lançada em 2020, também por discentes de Jornalismo da Universidade. Segundo Baccin, a revista é um instrumento potencializador do ensino-aprendizagem para os estudantes. Ela ressalta a importância do contato direto com os alunos no processo de produção com o retorno presencial. “Depois de duas edições da Unifica sendo feita durante as aulas remotas, produzi-la de modo presencial, podendo acompanhar de perto os alunos no passo a passo do processo jornalístico foi um ganho imenso para todos nós, para mim e para eles”, destaca a professora.

Em sua terceira edição, a Unifica aborda em sua reportagem especial os projetos e ações da Unipampa ligados à saúde mental. Além disso, a revista traz diversas matérias sobre projetos de pesquisa e extensão da Universidade, como o Clube de Astronomia do Campus Alegrete, a produção de embalagens biodegradáveis no Campus Bagé, grupos de estudo sobre o Oriente Médio do Campus Jaguarão e outros temas. A Revista Unifica está disponível para leitura na plataforma Issuu.

• Card com fundo roxo e capa da revista Unifica
      Revista aborda diversas pesquisas e projetos de extensão da Unipampa - Divulgação