Início > Unipampa mantem conceito 4 em avaliacao do mec
Data de Publicação 13/12/2019 - 15:34 Atualizado em 13/12/2019 - 17:00 6272 visualizações

Unipampa mantém conceito 4 em avaliação do MEC

Por Sofia Viero Sorgetzt

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), divulgou nesta quinta-feira, 12, os indicadores de qualidade do Ensino Superior referentes ao ano de 2018. A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) obteve o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) numa escala que vai do 1 ao 5. O conceito 4 vem sendo mantido pela Unipampa desde 2010, conforme dados obtidos no site do Inep. 

O IGC é um índice composto por outras notas, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que avalia critérios como o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o corpo docente e sua qualificação e a percepção dos estudantes sobre as condições do processo formativo.  

De acordo com os Pró-reitores de Graduação, Amélia Rota Borges de Bastos, e de Pós-Graduação, Velci Queiróz de Souza, o bom resultado é fruto de políticas institucionais com enfoque na excelência acadêmica. Essas políticas envolvem a promoção de ações de qualificação docente e dos cursos, bem como, a valorização dos egressos. No âmbito dos cursos de graduação destacam-se o investimento em formação e qualificação do corpo docente, ações de combate à evasão e retenção e aporte financeiro para qualificação dos cursos. Na esfera da Pós-Graduação destacam-se investimentos em manutenção de equipamentos de pesquisa e o fomento a grupos de pesquisa consolidados ligados a programas de pós-graduação, priorizando programas novos e em consolidação.

Segundo o procurador Educacional Institucional, Michel Iserhardt, a Unipampa trabalha para alcançar o IGC 5. Para isso, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Procuradoria Educacional Institucional (PEI) têm realizado ações de conscientização dos coordenadores dos cursos sobre a importância do Enade. Entre as principais ações estão cursos de capacitação e palestras em eventos da instituição. “Como resultado, temos notado uma participação mais ativa de todos, inclusive com sugestões que vêm nos ajudando a melhorar os processos internos da PEI relacionados ao Enade. Isso ficou muito evidente na atual edição do Enade, que irá compor o CPC e IGC 2019, a ser publicado no final de 2020”, afirma Iserhardt. 

    • Imagem contendo o texto "Unipampa mantém conceito 4 em avaliação do MEC" à direita e com o número 4 em destaque à esquerda.
      Unipampa mantém conceito 4 em avaliação do MEC desde 2010