Unipampa marca presença em reunião da Andifes sobre inclusão e fortalecimento da educação pública
A Unipampa marcou presença na 183ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Andifes, realizada nos dias 22 e 23 de outubro, em Brasília. A instituição foi representada pelo reitor Edward Pessano e pela vice-reitora Francéli Brizolla. O encontro reuniu reitoras e reitores de todo o país, com foco em fortalecer a educação pública e promover a igualdade de oportunidades.
Francéli Brizolla foi uma das expositoras do seminário “Inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência nas instituições de educação superior”, promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Inclusão da Andifes, em parceria com o Colégio de Gestores de Núcleos de Acessibilidade das Universidades Federais (Conacessi). A vice-reitora abriu a discussão sobre acessibilidade, contextualizando o histórico da legislação de educação inclusiva no Brasil. Em sua fala, ressaltou: "A deficiência é um conceito em evolução e resulta da interação entre pessoas com deficiência e as barreiras dadas às atitudes e ao ambiente. Essas barreiras é que impedem o acesso pleno; não são as condições das pessoas. E estamos referendados constitucionalmente para quebrar todas as barreiras possíveis e imagináveis."
O seminário foi organizado pelo Grupo de Trabalho (GT) em Inclusão e Acessibilidade, integrante da Comissão de Direitos Humanos e Inclusão da Andifes. Segundo Francéli, o GT foi responsável pelos estudos e pela estruturação do evento, assumindo a tarefa de promover debates qualificados e contribuir para a formulação de políticas de acessibilidade nas universidades federais.
Além da vice-reitora da Unipampa, participaram do seminário outras vice-reitoras, como Cássia Curan Turci (UFRJ), Lucélia Cardoso Cavalcante (Unifesspa), Mônica Nóbrega (UFPB) e Sonia Lopes Victor (UFES). Também participaram a representante da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), Sandra Nogueira, e a coordenadora do Conacessi, Arlete Marinho Gonçalves.
No segundo dia da reunião, os debates avançaram para a recomposição orçamentária das universidades federais, com a apresentação do Projeto de Lei nº 760/2025, pela deputada federal Dandara Tonantzin (PT/MG), e para a Pesquisa Nacional sobre o Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes das Universidades Federais, firmada por meio de um termo de cooperação técnica entre MEC, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e Andifes. Assinaram o documento o secretário de Educação Superior do MEC, Marcus Vinícius David, o diretor de Avaliação do Inep, Ulysses Teixeira, e o presidente da Andifes, José Geraldo Ticianeli.
A pauta também incluiu inovação tecnológica e transformação digital, com a apresentação do Programa Nexus, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), e ações de ampliação do acesso à internet de alta velocidade. Questões relacionadas à defesa institucional e políticas afirmativas também foram discutidas.
Últimas notícias
-
10/11/2025 - 20:25
-
10/11/2025 - 18:50
-
06/11/2025 - 18:42
-
06/11/2025 - 15:54
-
06/11/2025 - 13:20









